O astro Kevin Durant é o atual MVP da liga, mas não está satisfeito com o sistema de votação que rendeu-lhe o maior prêmio individual da NBA. O ala do Oklahoma City Thunder quer que os jogadores também ganhem direito a participar da escolha dos melhores da temporada e tenham maior importância do que os profissionais de mídia no processo.
“Acho que a imprensa tem muito poder e, sinceramente, não acho que saiba tanto quanto nós. São os atletas que enfrentam uns aos outros, nós sabemos como se comportam e abordam o jogo. Vocês não estão nas reuniões de vídeo ou analisam cada jogador antes das partidas. Nossas opiniões e votos deveriam contar. Não sei por que vocês têm mais poder do que nós”, opinou o craque, em entrevista coletiva durante o All-Star Weekend.
Para Durant, os jornalistas costumam descartar jogadores mais merecedores de prêmios para dar lugar a escolhas mais “midiáticas”. “Há vários atletas que merecem ser o melhor defensor, melhor reserva, e vocês ignoram por não acharem nomes atrativos. Acho que vocês votam no MVP, por exemplo, pensando em narrativas. Quem é mais regular pode ser visto como uma seleção mais tediosas comparado a quem consideram surpreender na temporada”, explicou.
A disputa pela “coroa” do astro do Thunder parece polarizada neste ano entre James Harden e Stephen Curry, mas o atual MVP não vê essa concorrência como a imprensa encara. “Não há a surpresa que vocês tanto falam, sabe? Harden está jogando assim há uns três anos. Curry também. Quando vocês realmente assistirem aos jogos, acho que vão perceber isso. É como sempre foi, eles estão atuando nesse nível há muito tempo”, finalizou.
Atualmente, o sistema de votação para os prêmios da temporada envolve 125 profissionais de mídia que cobrem a NBA nos Estados Unidos e Canadá. Cada um ranqueia seus cinco jogadores favoritos e os pontos são contabilizados. A única exceção é o prêmio de MVP, em que existe um 126º voto: do público, que opina por meio de uma enquete no site oficial da NBA.