Dikembe Mutombo lidera lista de indicados ao Hall da Fama

Tim Hardaway, Kevin Johnson e John Calipari também estão entre indicados deste ano

Fonte: Tim Hardaway, Kevin Johnson e John Calipari também estão entre indicados deste ano

O Naismith Memorial Basketball Hall of Fame anunciou neste sábado, durante as festividades do All-Star Weekend, os 12 indicados à introdução no templo máximo do basquete neste ano. Um dos destaques da lista é o ex-jogador Dikembe Mutombo, que vai tentar ser eleito em seu primeiro ano elegível. Os escolhidos para integrar a classe de 2015 serão revelados no dia 06 de abril, antes da decisão do Torneio da NCAA.

Além de Mutombo, outros oito indicados surgem na lista final pela primeira vez: os treinadores universitários John Calipari e Bo Ryan, o técnico colegial Robert Hughes, a ex-treinadora colegial Leta Andrews, o ex-técnico Bill Fitch, o árbitro Dick Bavetta, a ex-jogadora Lisa Leslie e o ex-atleta Jo Jo White. Três ex-jogadores voltam a ficar na lista final do Naismith Memorial: Spencer Haywood, Tim Hardaway e Kevin Johnson.

Publicidade

“Os finalistas da classe de 2015 são um grupo de indivíduos muito distintos que causaram um impacto único no jogo. Ser reconhecido com uma indicação é um feito grandioso e todos devem estar muito orgulhosos hoje. Embora o processo de seleção de eleição vá ser uma tarefa difícil, nós estamos ansiosos pelo anúncio em abril”, declarou o presidente do Hall da Fama, Jerry Colangelo, por meio de nota oficial.

Agora, os finalistas passam por um processo de votação com os 24 integrantes do comitê de honra. É preciso receber a aprovação de 75% dos votantes (18) para entrar no Hall da Fama. Os oito homens vão ser “avaliados” por um corpo votante masculino, enquanto o comitê feminino analisará os casos de Leslie e Andrews.

Publicidade

A classe de 2015 já tem cinco membros garantidos pela eleição direta dos comitês especiais ligados ao Naismith Memorial: o ex-jogador e técnico australiano Lindsay Gaze (indicado pelo Comitê Internacional), o ex-armador Louis Dampier (Comitê da American Basketball Association – A.B.A), o ex-atleta John Isaacs (Comitê dos Pioneiros Afro-Americanos), o ex-jogador e técnico Tom Heinsohn (Comitê dos Veteranos) e o ex-treinador George Raveling (Comitê dos Colaboradores do Esporte).

A cerimônia de introdução deste ano ao Hall da Fama acontecerá em 11 de setembro, em Springfield (Massachussets). Confira a lista completa de indicados:

Dikembe Mutombo: Ex-pivô oito vezes convocado para o Jogo das Estrelas e quatro vezes eleito melhor defensor da NBA. Liderou a liga em tocos por cinco temporadas consecutivas e atuou por 18 temporadas. Seu gesto de negação com o indicador ao bloquear arremessos é uma das marcas pessoais mais icônicas da história da liga.

Publicidade

Tim Hardaway: Ex-armador selecionado para cinco Jogos das Estrelas e membro do quinteto ideal da NBA em 1997. Campeão olímpico com a seleção norte-americana em 2000 e dono de camisa aposentada pelo Miami Heat.

Kevin Johnson: Ex-armador convocado para três Jogos das Estrelas e eleito para o segundo quinteto ideal da NBA em quatro oportunidades. Vencedor do prêmio de atleta que mais evoluiu na liga (1989) e dono de camisa aposentada na Universidade de Califórnia.

Publicidade

Spencer Haywood: Ex-atleta com quatro seleções para o Jogo das Estrelas e campeão da NBA com o Los Angeles Lakers (1980). Foi eleito melhor calouro e MVP da única temporada que disputou na ABA (1969-70). Líder da seleção dos EUA campeã olímpica em 1968.

Jo Jo White: Ex-jogador convocado para o Jogo das Estrelas em sete oportunidades e duas vezes campeão da NBA pelo Boston Celtics (1974 e 1976, quando foi MVP). Médias de 17.2 pontos, 4.0 rebotes e 4.9 assistências em 12 temporadas na liga.

Publicidade

Bill Fitch: Ex-técnico da NBA por 25 temporadas. Ganhou dois prêmios de melhor treinador da temporada e conquistou o título da liga com Boston Celtics, em 1981. Eleito um dos dez melhores técnicos da história da NBA, em 1996.

John Calipari: Atual treinador da Universidade de Kentucky, onde foi campeão do Torneio da NCAA (2012). Vencedor do prêmio de melhor técnico universitário em duas oportunidades e campeão de 11 títulos de conferência em diferentes instituições na carreira.

Publicidade

Bo Ryan: Atual técnico da Universidade de Wisconsin, liderando a equipe a três títulos da conferência Big 10 e participação no último Final Four do Torneio da NCAA. Anteriormente, tetracampeão nacional da terceira divisão da NCAA por Wisconsin-Plateville.

Robert Hughes: Ex-técnico que atuou por 47 anos no basquete colegial do Texas. Cinco vezes campeão estadual e treinador com maior número de vitórias na história do circuito colegial masculino. Já integrante dos Halls da Fama do Texas e colegial.

Publicidade

Dick Bavetta: Lendário árbitro que esteve no comando de 2.635 partidas em 39 temporadas ininterruptas na NBA. Apitou 270 jogos de playoffs da NBA, incluindo 29 confrontos de finais. Foi o primeiro juiz da liga profissional norte-americana a apitar um jogo de Olimpíadas.

Leta Andrews: Treinadora de basquete colegial feminino por mais de 50 anos e técnica com maior número de vitórias na história do circuito de high schools de ambos os sexos. Já é integrante dos Halls da Fama feminino e colegial.

Publicidade

Lisa Leslie: Lendária jogadora da WNBA. Vencedora de dois títulos e três prêmios de MVP da liga feminina. Convocada para oito Jogos das Estrelas e primeira jogadora a enterrar em um jogo da WNBA. Quatro vezes medalhista de ouro olímpica com a seleção norte-americana.

Últimas Notícias

Comentários