Mais discreto, melhor

Ricardo Romanelli elogia desempenho do controverso Russell Westbrook na atual temporada

Fonte: Ricardo Romanelli elogia desempenho do controverso Russell Westbrook na atual temporada

A atual temporada da NBA tem sido marcada pelas grandes surpresas: muitos times em ascensão, novas potências surgindo e jogadores que já eram bons dando mais um passo para se tornarem protagonistas. A mídia tem que correr atrás desta nova onda, com artigos explicando as grandes performances dos principais atletas de Golden State Warriors, Memphis Grizzlies, Atlanta Hawks, Washington Wizards, Portland Trail Blazers, entre outros. Mas não é hora de largar totalmente as forças de sempre.

O Oklahoma City Thunder é uma das potências a não se largar. Time do atual MVP, Kevin Durant, muitos já esperavam uma campanha ruim devido a diversas lesões antes da temporada. Por isso, é normal que os holofotes não estejam sobre o time. Isso tem feito com que a grande temporada de Russell Westbrook passe mais despercebida do que merece.

Publicidade

Westbrook é um atleta, no mínimo, controverso. Desde o começo, sua postura e parceria com Kevin Durant dividem opiniões. Se, por um lado, ele é um armador com dedicação e energia inigualáveis, também costuma falar – e precipitar o ataque – mais do que deveria. Dito isso, é necessário dizer que quase não há margem para criticar o jovem astro do Thunder nesta temporada.

A equipe de Oklahoma tem apenas 19 vitórias até aqui, mas suas chances de alcançar uma vaga nos playoffs são boas, desde que Westbrook e Durant não percam mais tempo fora de quadra. A diretoria também busca melhorar o time – como mostra a troca recente que trouxe Dion Waiters. Também se especula uma negociação envolvendo o pivô Brook Lopez, que supriria uma carência importante do elenco. Apesar dos pesares, o armador vem jogando como se o time estivesse na ponta da NBA, lugar que ocupou nos últimos anos.

Publicidade

Kevin Durant Russell Westbrook

Westbrook tem médias na casa de 26.0 pontos, 5.5 rebotes, 7.0 assistências e 2.0 roubos de bola por jogo. Na história da liga, três jogadores apenas tiveram uma temporada com tais médias: Michael Jordan (1988-89), Dwyane Wade (2008-09) e LeBron James (2004-05). É uma façanha, mas números são números para alguém acostumado a encher o boxscore. A novidade que merece ser destacada é que sua forma mais madura e, por que não dizer, silenciosa de atuar. Ele parece finalmente ter superado aquela petulância no modo de se portar que sempre atraiu críticas.

Publicidade

Resumindo a sensação em quadra, o astro parece mais em sintonia com os companheiros de time do que nunca. Se, no ano passado, Durant e seu título de MVP foram motivo de celebração, os torcedores podem celebrar a maturidade do armador neste ano. Grandes equipes são formadas por grandes jogadores, mas verdadeiros campeões só nascem a partir de um entendimento daqueles que estão a sua volta. É o entendimento de que o jogo, no fim das contas, é coletivo e passa por cada um entender os pontos fortes e fracos de quem está ao seu lado.

Westbrook, aos 26 anos, parece ter atingido o equilíbrio entre seu intenso talento e uma postura de impecável consciência na análise das conseqüências de suas ações. Isto é o que define lendas do esporte. Com ele e Durant no auge da forma física e com a maturidade psicológica alcançada, os torcedores do Thunder têm algo extremamente promissor em mãos. Se essa temporada tem sido quieta e sem alardes para o Thunder, o time pode ter esperanças de anos muito mais frutíferos no futuro próximo.

Publicidade

Lógico, desde que Russell Westbrook se mantenha assim: discreto, maduro e eficiente.

https://www.youtube.com/watch?v=Sc3xHbw4GXk

Últimas Notícias

Comentários