Andrei Kirilenko não é mais jogador do Brooklyn Nets. Segundo o repórter Adrian Wojnarowski, do site Yahoo! Sports, o veterano russo foi envolvido em uma negociação com o Philadelphia 76ers que deverá ser anunciada oficialmente nas próximas horas. Os nova-iorquinos deverão economizar cerca de US$12 milhões em salários e multas com a troca.
Na transação, o Nets também vai enviar uma escolha de segunda rodada do draft de 2020 e cederá ao Sixers a possibilidade de trocar seleções de segunda rodada no recrutamento de 2018. É esperado ainda que um atleta de contrato mínimo seja repassado para a equipe de Philadelphia – provavelmente, o armador Jorge Gutierrez ou o ala-pivô Cory Jefferson.
O Sixers, que também deverá receber considerações financeiras no negócio, está enviando somente o contrato não garantido do ala-pivô Brandon Davies para o Brooklyn. Por conta da troca em vias de ser finalizada, o técnico Brett Brown não colocou o jogador de 23 anos em quadra na derrota diante do Atlanta Hawks, nesta quarta-feira.
Ao que tudo indica, Kirilenko vai ser dispensado assim que a negociação for confirmada e se tornar agente livre irrestrito. Rumores indicam que Cleveland Cavaliers, Los Angeles Clippers, Utah Jazz e vários grandes clubes europeus estariam interessados em sua contratação. Não há informações sobre as possíveis preferências do ala.
A negociação coloca fim à decepcionante passagem de Kirilenko pelo Nets. O russo chegou ao time em julho do ano passado, com status de reforço de peso, mas acabou limitado por uma série de lesões e pouco atuou sob o comando de Jason Kidd e Lionel Hollins. Em 13 temporadas e quase 800 jogos disputados na NBA, ele acumula médias de 11.8 pontos, 5.5 rebotes, 2.7 assistências, 1.8 tocos e 1.4 roubos de bola.