Uma notícia sacudiu os bastidores da NBA na tarde desta terça-feira. O Brooklyn Nets, dono da maior folha salarial da NBA (cerca de 94 milhões de dólares), pretende dar uma reformulada radical no elenco.
De acordo com o repórter Marc Stein, da ESPN americana, os astros Deron Williams, Joe Johnson e Brook Lopez estão disponíveis para trocas. Outro veterano do time, o ala-pivô Kevin Garnett, está no último ano de contrato (12 milhões de dólares) e também poderá ser negociado.
Ainda segundo a publicação, a direção do Nets já teria passado essa informação às outras franquias da liga. Os executivos da equipe novaiorquina estão desiludidos com o baixo rendimento do time nesta temporada – oito vitórias e 11 derrotas. Além disso, eles ainda não engoliram a eliminação precoce nos últimos playoffs, quando o Nets foi derrotado na segunda rodada pelo Miami Heat, em uma série de cinco partidas.
Segundo fontes ligadas à franquia, a ideia da direção do Nets é se livrar dos veteranos que têm altos salários, mas trazer boas peças de reposição e continuar na briga por vaga nos playoffs.
Williams, de 30 anos, tem um contrato garantido de 40,8 milhões de dólares válido pelas próximas duas temporadas. Além disso, o armador tem uma opção de estender o vínculo até 2017 e receber mais 22,3 milhões de dólares. Nas últimas temporadas, Williams vem sofrendo com inúmeras lesões nos tornozelos, que fizeram com que o nível de seu jogo caísse bastante.
Em relação a Johnson, o ala vai receber 48 milhões de dólares até o final da próxima temporada. Vale dizer que o jogador de 33 anos terá o segundo maior salário da NBA em 2015/16 (24,9 milhões de dólares), ficando atrás somente do astro Kobe Bryant, do Los Angeles Lakers. No começo desta temporada, Johnson fez duras críticas aos companheiros de equipe, chegando a afirmar, inclusive, que o time pratica um basquete “muito egoísta”.
Por fim, Lopez é outro jogador do elenco do Nets que vem sofrendo com contusões nos últimos anos. O pivô, de 26 anos, já fraturou os dois pés e, desde 2011, desfalcou o time em 137 partidas. Lopez tem contrato de 32,4 milhões de dólares válido até o final da próxima temporada.