https://www.youtube.com/watch?v=3QXItmXjXmM
Derrick Rose não quis falar com a imprensa na noite desta segunda-feira, depois da vitória do Chicago Bulls sobre o Detroit Pistons. O craque já havia dito tudo o que precisava em quadra. Após ser desfalque em quatro dos últimos cinco jogos do time, ele voltou às quadras com sua melhor atuação na temporada: 24 pontos e sete assistências em 32 minutos. Era o tipo de retorno que todos no elenco e comissão técnica esperavam do astro.
“Derrick estava confiante em quadra e simplesmente impôs seu estilo. Isto é bom para a equipe por causa de sua velocidade: ele “puxa” mais o jogo de transição e cria arremessos fáceis para todos. É sempre um bônus tê-lo com o time”, afirmou o ala-armador Jimmy Butler, que marcou 19 pontos no triunfo do Bulls – incluindo uma bola de longa distância assistenciada por Rose com menos de dois minutos no relógio para fechar a partida.
Para o pivô Joakim Noah, a importância do armador ultrapassa a questão técnica e engloba o efeito de sua presença nas defesas adversárias. “Ter Derrick de volta significa muito porque trata-se de nosso melhor jogador, um verdadeiro líder em quadra. Os oponentes ficam tão atentos e focados em marcá-lo que o jogo abre para todos nós e as oportunidades surgem”, analisou.
O retorno de Rose ainda trouxe um benefício extra para Tom Thibodeau: pela primeira vez, o treinador pôde escalar seu quinteto titular completo na temporada. O líder do Bulls entrou em quadra com Butler, Noah, Mike Dunleavy Jr. e Pau Gasol. O espanhol, único que não estava no elenco da campanha passada, acredita que este seja um passo importante para acertar a equipe de uma vez por todas.
“Foi realmente ótimo ter todos juntos, o grupo inteiro à disposição dentro de quadra e saudável. Então, agora, nós só temos que continuar caminhando nessa direção”, concluiu Gasol, que anotou 17 pontos e pegou 15 rebotes no triunfo.
Rose, que acaba de completar 26 anos, esteve presente em quatro dos oito compromissos do Bulls na campanha regular. Com e sem seu principal atleta, o time acumula o mesmo recorde: três vitórias e uma derrota. Ele registra médias de 17.5 pontos (45.3% de aproveitamento nos arremessos de quadra) e 5.8 assistências em 27.5 minutos de ação.