O locaute da NBA faz com que grandes equipes europeias e chinesas sonhem com a contratação – nem que seja por alguns meses – de Dirk Nowitzki, que liderou o Dallas Mavericks ao título da liga em 2011. No entanto, o ala-pivô avisou que os interessados em seus serviços terão que esperar.
Treinando há duas semanas com a seleção alemã que disputará o Eurobasket (que vai servir também como classificatório europeu para Londres-2012), o jogador afirmou que está exclusivamente focado na competição continental e não pensa na greve patronal da liga norte-americana. “Eu vou jogar o Euro e, depois, ver como o locaute está. Até lá, não vou pensar em atuar em outro lugar”, disse.
Duas equipes são apontadas como as principais “perseguidoras” do ala-pivô de 33 anos: o Bayern de Munique, do seu país natal, e o Zheijang Cyclones, da China. Uma semana após conquistar o título da NBA, Nowitzki comentou que não pode ficar uma temporada sem jogar e, caso a paralisação dure muito, terá que buscar um novo time para dar continuidade a sua carreira.
“Eu sempre disse que estou muito velho para ficar parado por um ano inteiro. Não vejo esta greve durando muito tempo, mas, se durar, terei que encontrar outro local onde possa jogar”, explicou.
O Eurobasket será realizado na Lituânia entre 31 de agosto e 18 de setembro. Duas seleções garantem vagas diretas para as Olímpiadas do ano que vem e aquelas que terminarem entre as terceira e sexta posições classificam-se para o Pré-Olímpico Mundial.
Em uma carreira de 13 anos na NBA, Nowitzki acumula 993 jogos disputados com a camisa do Mavs. No período, ele foi selecionado para o All Star Game em dez oportunidades e integrou a seleção da temporada quatro vezes. Na campanha 2010-11, acumulou médias de 23.0 pontos, 7.0 rebotes, 2.3 assistências e 51.7% de aproveitamento nos arremessos de quadra.