O veterano Steve Nash está fora da temporada 2014-15. O Los Angeles Lakers anunciou na noite dessa quinta-feira que o armador vai desfalcar a equipe pela próxima campanha inteira por conta de um recorrente problema nos nervos das costas. Com a lesão, é provável que o atleta de 40 anos decida deixar às quadras em breve.
Após a avaliação recente do departamento médico angelino, representantes da franquia e o jogador decidiram que o melhor para o ídolo seria se concentrar em sua reabilitação física. Sem o duas vezes vencedor do prêmio de MVP, Jeremy Lin deverá ser efetivado como armador titular do time.
“Estar na quadra nesta temporada era a minha prioridade e é decepcionante não ser capaz de fazer isso agora. Trabalhei muito duro para ficar saudável. Vou continuar a apoiar o time durante este período de descanso e focarei na minha saúde a longo prazo”, afirmou Nash, que ainda não teria tomado uma decisão sobre a possível aposentadoria.
Com a lesão de Nash, o Lakers pode solicitar uma exceção salarial especial para times com jogadores afastados pela temporada inteira de quase US$5 milhões para trazer um eventual novo reforço. No entanto, porém, ninguém pensa na possibilidade na franquia. Segundo o gerente geral Mitch Kupchak, o clima é de desolação.
“Nós estamos decepcionados pelo time e pela torcida, mas ainda mais por Steve. Sabemos quão duro ele esteve trabalhando nos últimos anos para tentar colocar seu corpo em boas condições e o quanto quer jogar, mas simplesmente não consegue. Ele tem sido um dedicado profissional e apreciamos muito seu esforço”, declarou o GM, por meio de nota oficial.
@SteveNash nothing more I can say other than Thank you for everything you've done as a teammate and as a friend. #cheers #ucanhaveaburgernow
Publicidade— Channing Frye (@channingfrye) October 24, 2014
Dono de contrato expirante de US$9.7 milhões, Nash deixou o Phoenix Suns para atuar na franquia de Los Angeles em 2012. Sua intenção era aproveitar a última chance de conquistar um título atuando ao lado de Kobe Bryant, Pau Gasol e Dwight Howard. No entanto, na prática, o “Big Four” decepcionou: fez apenas a sétima melhor campanha do Oeste e foi varrido nos playoffs pelo San Antonio Spurs.
O armador acumulou apenas 65 partidas pelo Lakers em seus dois anos com a equipe, tendo entrado em quadra somente em 15 oportunidades na campanha passada.
Décima quinta escolha do draft de 1996, Nash possui 18 temporadas de experiência na NBA e – além de Suns e Lakers – atuou também pelo Dallas Mavericks. Nos dez anos em Phoenix, o veterano tornou-se ídolo da torcida e conquistou os dois troféus de MVP. Além disso, foi eleito para oito Jogos das Estrelas e três quintetos ideais da liga no decorrer da carreira. Em 1.217 partidas disputadas, ele registrou médias de 14.3 pontos e 8.5 assistências.
Com 10.335 assistências distribuídas na carreira, Nash é o terceiro maior assistenciador da história da NBA. Ele só fica atrás de John Stockton (15.806) e Jason Kidd (12.091).
https://www.youtube.com/watch?v=TfO3Wb-XUYA