[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=qnKvzVnUS5s]
Cleveland Cavaliers (33-49)
MVP do time em 2013-14: Kyrie Irving – 20.8 pontos, 6.1 assistências, 3.6 rebotes, 1.5 roubada
Pontos positivos:
– Até então melhor jogador da equipe, o armador Kyrie Irving, atuou em 71 partidas – melhor marca da carreira. Saudável, ele ainda foi eleito o MVP do Jogo das Estrelas.
– Outro que esteve mais presente foi o brasileiro Anderson Varejão. Nas três temporadas anteriores, Varejão havia atuado no máximo em 31 jogos. Em 2013-14, o técnico Mike Brown optou por não forçá-lo a ficar tanto tempo em quadra (27.7 minutos, contra 36 no ano anterior) e o resultado foi muito bom. O ala-pivô esteve em quadra em 65 embates.
– Conseguiu fazer as trocas que desejava. Liberou Andrew Bynum, Earl Clark, e Henry Sims, em negociações e recebeu jogadores com contratos expirantes, que abriram espaço para ter a volta de LeBron James.
– Dion Waiters demonstrou evolução, especialmente na seleção de arremessos. Era melhor como titular, quando obteve médias de 18.3 pontos e 3.5 assistências em 24 partidas. Nesse período, converteu 37% dos arremessos de longa distância.
– Os anos fora dos playoffs acabaram. Desde a saída de LeBron para o Miami Heat, o Cavs não conseguiu se classificar uma vez sequer. Para se ter uma ideia, as 33 vitórias de 2013-14 representam a melhor campanha desde 2009-10.
Pontos negativos:
– O time não tinha equilíbrio defensivo. Além de ter sido o 7° pior em roubadas, foi o 2° pior em bloqueios, além de ter sido o que mais sofreu cestas de longa distância.
– Apesar de ter conseguido se livrar de Andrew Bynum, o Cavs mandou uma escolha de primeira rodada do draft de 2015, além de outras de segunda para o Chicago Bulls.
– Anthony Bennett, primeira escolha do draft, simplesmente não aconteceu. Preso entre duas posições, Bennett não teve uma oportunidade sequer como titular e decepcionou sempre que entrou em quadra. Converteu somente 35.6% de seus arremessos e meros 24.5% dos três pontos.
– Jarrett Jack chegou para ser a primeira opção do banco. Não chegou a comprometer, mas passou longe das melhores atuações que teve no New Orleans Pelicans e Golden State Warriors. Pior que isso? Não faz mais parte do elenco.
– Henry Sims havia feito apenas 20 partidas pela equipe quando foi trocado para o Philadelphia 76ers em um pacote pelo também pivô Spencer Hawes. O ruim disso tudo foi ter visto que Sims se destacou no Sixers (11.8 pontos, 7.0 rebotes em 26 jogos) sem utilizá-lo quando podia ser testado e ainda ficou sem Hawes.
Análise
Quando 33 vitórias significam a melhor campanha de uma equipe desde a saída do melhor jogador da história da franquia, é porque a situação não anda nada boa. Ou melhor, não andava. Com a volta de LeBron James, a situação se inverte na mesma proporção e agora é candidato ao título. Mas 2013-14 foi uma temporada de aprendizado para muitos jogadores, como Dion Waiters e até mesmo Kyrie Irving. No mais, o time jamais teve uma identidade. Com trocas de alguns de seus principais atletas, o quinteto inicial foi bastante alterado durante todo o processo.
Futuro
Fazendo apenas uma suposição, assumindo que Kevin Love está chegando na troca de Andrew Wiggins e Anthony Bennett, o Cavaliers em um primeiro momento está bem mais forte do que já seria com os jovens jogadores pelo simples fato de que Love vai tirar um pouco da pressão sobre LeBron James e Kyrie Irving. Com Wiggins no elenco, o Cavs teria de dar um tempo para que ele tivesse todo o aprendizado possível e essa pressão aumentaria para os principais astros. O time ainda não está pronto. Faltam peças de reposição, especialmente para a armação e o garrafão. Hoje, o reserva de Anderson Varejão é Brendan Haywood. Existe a opção de utilizar Tristan Thompson como o imediato do brasileiro, mas é pouco provável, uma vez que Thompson é baixo para a posição. O substituto de Irving em 2013-14 era Jarrett Jack, mas foi embora em troca para o Brooklyn Nets. Especula-se que o veterano Chauncey Billups pode chegar. Ray Allen e Shawn Marion também estão na mira da equipe, que contratou os arremessadores Mike Miller e James Jones, além do calouro Joe Harris, via draft.
Quer assistir a um jogo do Cleveland Cavaliers? Então aproveite o cupom de desconto do Jumper Brasil.