França não conta mais com Ajinça e Séraphin para o Mundial
Apesar de já ter anunciado a pré-lista para o Mundial, o técnico francês Vincent Collet deverá fazer algumas modificações.
O pivô Alexis Ajinça, do New Orleans Pelicans, pediu dispensa da seleção por causa da gravidez de sua esposa, que está para dar a luz durante o período das competições. O ala-pivô Kevin Séraphin, do Washington Wizards, não foi liberado pela sua equipe da NBA para o Mundial. De acordo com o site da FIBA, Séraphin não estava totalmente recuperado de uma operação feita em seu joelho.
Como substitutos para as vagas, Collet já conta com Joffrey Lauvergne, recém-contratado pela equipe russa Khimki, para a vaga de Séraphin, e Ian Mahinmi, do Indiana Pacers, para a vaga de Ajinça.
“Falei com Ian Mahinmi pelo telefone. Fico feliz que ele tenha informado que estará disponível para a seleção. O informei quais eram meus objetivos com o time e ele entendeu por completo. Esperamos recebe-lo nas preparações o quanto antes”, afirmou Collet em entrevista ao site da FIBA.
Além de Ajinça e Séraphin, a seleção francesa já não contava com o armador Tony Parker, do San Antonio Spurs, que havia pedido dispensa após a vitória na final da temporada 2013-14 da NBA.
A França está no Grupo A do Mundial, junto com Espanha, Brasil, Sérvia, Irã e Egito.
Pedido de dispensa de Kosta Koufos revolta técnico grego
O pivô do Memphis Grizzlies, Kosta Koufos, anunciou que não estará disponível para o Mundial, apenas quatro dias antes do início das preparações da seleção.
Anúncio que irritou o técnico grego Fotis Katsikaris: “Eu aprendi a ser franco com meus jogadores, eu esperava o mesmo deles. Esse jogador não merece atuar pela seleção”, afirmou em entrevista ao site da FIBA.
Para a vaga de Koufos, a comissão técnica grega convocou na última hora o pivô Andreas Glyniadakis, que atua no basquete cipriota pelo APOEL. O jogador já teve duas passagens importantes pela seleção. Ele estava no elenco das Olimpíadas de 2008, em Pequim, e na conquista do bronze no EuroBasket 2009, na Polônia.
A Grécia está no Grupo B do Mundial, junto com Filipinas, Senegal, Porto Rico, Argentina e Croácia.
Com 22 anos, jovem universitário é aposta angolana para Mundial
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=7cZ8xzV5TPk]
Com o ala-pivô Felizardo Ambrósio fora do Mundial devido a uma lesão, o caminho para o jovem pivô Yanick Moreira, que atua no basquete universitário americano por Southern Methodist, está livre para ser parte do elenco para as competições.
“Estou ansioso para ver como Yanick vai se adaptar e jogar diante de grandes jogadores”, afirmou o técnico angolano Paulo Macedo em entrevista ao site da FIBA.
Moreira vai disputar posição com outro jogador que teve passagem pelo basquete universitário. Vander Joaquim atuou por Hawaii antes de voltar à sua terra natal, onde atualmente defende o Recreativo do Libolo.
Na temporada 2013-14 da NCAA, o #35 de SMU teve uma média de 6.0 pontos, 3.9 rebotes e 0.6 bloqueios em 13.5 minutos em quadra.
A Angola está no Grupo D do Mundial, junto com Lituânia, Coreia do Sul, Eslovênia, México e Austrália.
Apesar de temporada ruim na NBA, Orenga mantém Claver no elenco
Após uma fraca temporada 2013-14 da NBA pelo Portland Trail Blazers, o ala espanhol Víctor Claver continua com sua vaga na seleção de Juan Antonio Orenga.
“Víctor Claver teve uma temporada difícil em Portland, mas o fortaleceu mentalmente”, explica Orenga em entrevista ao site da FIBA. “Foi uma temporada onde ele mal jogou desde a volta do EuroBasket. Ele teve muito pouco tempo em quadra”, afirmou o técnico sobre a média de 8.8 minutos em quadra pela equipe de Oregon.
“Acredito que ele vai repetir a boa atuação do ano passado, e que ele deve ter se desenvolvido como jogador devido ao trabalho individual durante o ano”, concluiu Orenga em entrevista.
Além da média de 8.8 minutos em quadra por partida durante a temporada 2013-14 do Trail Blazers, Claver teve a baixa média de 2.2 pontos, 1.9 rebotes e 0.6 assistências.