A seleção brasileira masculina de basquete iniciou, nessa segunda-feira, sua caminhada para a Copa do Mundo da Espanha, que será disputada entre os dias 30 de agosto e 14 de setembro. Na parte da manhã, os jogadores realizaram os primeiros testes físicos no ginásio do Esporte Clube Sírio, em São Paulo. À tarde, eles participaram de uma coletiva de imprensa.
“Na apresentação, falei com os jogadores que tive uma sensação muito boa e estou muito feliz. Fiquei feliz de ver a sala de imprensa cheia porque o basquete do Brasil precisa de todos esses jogadores que estão aqui, mas também precisa da mídia. Eu acredito muito nas minhas percepções e eu tenho muito boas com relação a esse grupo e a um bom trabalho. Quero agradecer aos patrocinadores e a CBB que permitiram que o Brasil seguisse presente no Mundial e que nos deram toda estrutura para fazer uma boa preparação”, destacou o técnico Rubén Magnano.
Primeiro brasileiro a conquistar o título da NBA, o pivô Tiago Splitter, do San Antonio Spurs, comentou como pretende ajudar o Brasil na competição.
“Estou vindo de uma temporada muito boa e feliz de ter ganhado uma medalha. O basquete é superação e mostramos isso na conquista do título da NBA. Espero trazer essa mentalidade para a nossa equipe. É importante jogar em grupo e esquecer o eu. Espero ajudar, mas todos estão confiantes e sabem que essa é a única forma de ter uma seleção vitoriosa”, afirmou Splitter.
O Brasil está no grupo A da competição, com sede em Granada, e terá os seguintes adversários na primeira fase: França (30 de agosto, às 13h de Brasília), Irã (31, às 13h), Espanha (1º de setembro, às 17h), Sérvia (3, às 13h) e Egito (4, às 10h30). Caso alcance uma das quatro primeiras posições da chave, a seleção brasileira irá enfrentar, nas oitavas de final, um dos quatro primeiros colocados do grupo B, que é formado por Argentina, Croácia, Filipinas, Grécia, Porto Rico e Senegal.
Amistosos
De 31 de julho a 2 de agosto, o Brasil irá disputar o Torneio Internacional do Rio de Janeiro, no ginásio do Maracanãzinho, com as seleções da Argentina e de Angola. E de 9 a 11 de agosto será a vez do Torneio Internacional de Buenos Aires, com Argentina, Brasil e México. No dia 16 de agosto, o Brasil enfrenta o temido Estados Unidos em um amistoso em Chicago.
A seleção brasileira encerra sua preparação na Europa, disputando o Torneio Internacional da Eslovênia contra os donos da casa, Lituânia e Irã, de 21 a 23 de agosto. Antes da estreia na Copa do Mundo contra a Espanha, dia 30 de agosto, os brasileiros irão realizar um amistoso contra uma equipe que irá disputar a competição.
*Por assessoria de imprensa
* Foto: Gaspar Nobrega/inovafoto