[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=qF7SE5kETlw]
O ala Josh Smith parece ter seus dias contados no Detroit Pistons. Após apenas uma temporada atuando pela equipe, a diretoria está procurando meios de trocá-lo e aparentemente, o Sacramento Kings é o favorito. De acordo com o jornalista Zach Lowe, do Grantland, Smith seria negociado por Isaiah Thomas.
Thomas é agente livre irrestrito e, para seguir para o Pistons, teria de assinar um contrato, que acredita-se ser em torno de US$ 9 milhões anuais. Na semana passada, a diretoria do Kings já havia descartado seguir com o jogador, por questões econômicas. Em 2013-14, ele recebia cerca de US$ 800 mil anuais e o time certamente pagaria multas em seu novo contrato, principalmente depois que Rudy Gay optou por continuar na equipe.
O Pistons tem técnico novo e um sistema completamente diferente de jogo. Com Stan Van Gundy, o esquema com três jogadores grandes não funcionaria. Em Detroit, Smith foi obrigado a jogar aberto, como um ala. Assim, Greg Monroe e Andre Drummond farão o garrafão, enquanto os outros jogadores serão, em um primeiro momento, de arremessadores. Jodie Meeks já aceitou contrato, assim como Cartier Martin.
Além disso, há boatos de que Monroe estaria esperando a decisão da diretoria para saber se fica no elenco. Se Smith seguir na equipe, o pivô provavelmente vai pedir para sair. A tentativa de fazer de Smith um ala comum não deu certo. O atleta rende muito mais jogando próximo do garrafão. Não por menos, teve seu pior rendimento da carreira, com 41.9% de aproveitamento em arremessos de quadra e 26.4% nos de três pontos.
Nenhuma negociação foi confirmada ainda, mas há indícios de que Smith está cada dia mais longe de Detroit. A diretoria tem uma preferência por Monroe e não vai trocar Drummond. A única questão é o time atuar com dois armadores, com Brandon Jennings e Isaiah Thomas.
O armador, que esteve no Kings pelos últimos três anos, obteve médias de 20.3 pontos e 6.3 assistências na última temporada, convertendo 34.9% nos arremessos de longa distância.