O Brooklyn Nets agiu rápido e, em menos de 48 horas, já encontrou um novo técnico para o lugar de Jason Kidd, que deixou a equipe rumo ao Milwaukee Bucks. De acordo com a ESPN americana, Lionel Hollins fechou contrato para comandar o time pelas próximas quatro temporadas, sendo que o último ano é uma opção da franquia. Ele receberá cerca de US$20 milhões no período.
“Estou muito animado e sou muito grato a Deus por esta oportunidade. Acredito que Billy King (GM do Nets) e eu teremos uma grande relação de trabalho. Tem sido um longo processo para a minha volta à NBA e esta é uma ótima opção para mim. Eu também estou ansioso para trabalhar com Kevin Garnett, Joe Johnson, Deron Williams e Brook Lopez”, afirmou o novo comandante, que sempre foi a primeira opção do Nets no processo.
O primeiro pedido do técnico no novo cargo foi o agendamento de um encontro com o elenco o mais breve possível, incluindo lideranças como Kevin Garnett, Deron Williams e Joe Johnson. Ele também colocou-se à disposição do gerente geral Billy King para ajudar nas negociações com o agente livre Paul Pierce – que já teria sido procurado por seis times nesta offseason.
Hollins, de 60 anos, chega ao Nets credenciado por um elogiadíssimo trabalho no Grizzlies. Em 2013, ele comandou a equipe a 56 vitórias na temporada regular e alcançou as finais do Oeste. Após a campanha, o veterano treinador deixou a franquia por conta de “diferenças filosóficas” com vários dirigentes de Memphis.
Ele dirigiu o Grizzlies ainda em outras duas oportunidades: na temporada 1999-2000 (quando a franquia era de Vancouver) e interinamente em 2004-05. Em 415 partidas, Hollins alcançou 214 vitórias (aproveitamento de 51.5%) na NBA.