[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=IFpPuqd5-Lw]
Os times interessados em contratar Chris Bosh nesta offseason não devem se empolgar muito com suas chances. Em entrevista a ESPN Radio, o ala-pivô afirmou incisivamente algo que já vinha dando a entender com várias declarações ao longo da temporada: ele não quer deixar o Miami Heat.
“Eu não quero ir a lugar nenhum. Adoro jogar aqui. É Miami! Todos querem vir para cá”, disse o astro, que tem a opção de rescindir os dois últimos anos de seu contrato para testar o mercado como agente livre irrestrito em julho. Ele abriria mão de US$42 milhões em salários garantidos para isso, mas poderia assinar um vínculo mais longo e lucrativo.
Para atuar ao lado de LeBron James e Dwyane Wade, Bosh concordou em assinar com o Heat por um valor menor do que poderia conseguir de outros interessados em 2010. Se a situação se repetir neste ano, ele está disposto a deixar “dinheiro na mesa” novamente. “Se isso for necessário [receber menos], aceitaria”, assegurou.
Um dos motivos apontados pela imprensa norte-americana para que o ala-pivô se interesse em deixar Miami seria a vontade de ter novamente o protagonismo em um time da NBA – como no início de carreira, com o Toronto Raptors. No entanto, mais uma vez, o oito vezes all star afirmou estar satisfeito com a forma como atua na equipe comandada por Erik Spoelstra.
“Eu entendo que, para ajudar o time, não preciso ficar recebendo a bola e atraindo marcações duplas no garrafão. LeBron e Wade fazem isso. Eu não preciso fazê-lo e estou bem com meu papel aqui”, cravou o jogador de 30 anos, que seria suposto alvo de Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers no próximo período de agência livre.
Quarta escolha do draft de 2003, Bosh será elegível para um contrato de cinco anos e mais de US$100 milhões caso decida testar o mercado. LeBron e Wade também possuem termos de rescisão prévia em seus vínculos a serem exercidos ao término da temporada. Em quase 800 jogos disputados na carreira, o ala-pivô registra médias de 19.2 pontos e 8.7 rebotes.