O Flamengo será o primeiro clube brasileiro a integrar o calendário de pré-temporada da NBA. A equipe carioca, atual campeã da Liga das Américas e finalista do NBB, foi convidada pela liga norte-americana para fazer duas partidas nos EUA contra times a serem definidos, em outubro. A informação foi confirmada pelo vice-presidente de esportes olímpicos do rubro-negro, Alexandre Póvoa, ao site Globo Esporte.com.
“Após a partida entre Wizards e Bulls no Rio, nós entramos em contato com os representantes da NBA no Brasil e começamos a tentar fazer uma parceria que envolvesse o nome do clube. Com o crescimento da nossa equipe e marca após o título da Liga das Américas, sonhamos mais alto e cogitamos a possibilidade de participar da pré-temporada. A ideia acabou sendo bem aceita por eles e o convite foi feito, para nossa alegria”, contou o dirigente.
Ainda segundo Póvoa, o Flamengo já assinou contrato com a NBA e só espera o anúncio do calendário de pré-temporada para conhecer seus adversários. “Esperamos que esse quatro jogos, dois do Mundial de Clubes e dois nos EUA, se transformem em um marco do clube. Queremos sonhar mais alto e, quem sabe, futuramente, trazer um time da NBA para nos enfrentar no Rio”, projetou.
O acordo também foi comemorado por Arnon Mello, vice-presidente e diretor executivo da liga norte-americana no país. “Esse é um momento histórico para o basquete brasileiro. O basquete passa por uma fase excelente e essa ação reforça a atuação da NBA no Brasil e a intenção de estarmos trabalhando pelo desenvolvimento do esporte aqui”, afirmou.
Embora seja um fato inédito com equipes da América Latina, times europeus são convidados para jogar partidas de pré-temporada nos EUA desde o fim da década de 1970. Na última temporada, o CSKA Moscou e Maccabi Haifa fizeram jogos em Minnesota, Phoenix, Detroit, San Antonio, Memphis. Os russos, inclusive, chegaram a derrotar o Timberwolves por 108 a 106.
Até o momento, o Vasco foi o único clube do país que enfrentou uma equipe da NBA. Na decisão do McDonald’s Open (extinto torneio que contava com a participação dos campeões continentais e dos EUA) de 1999, os cariocas foram derrotados pelo San Antonio Spurs por 103 a 68. O elenco cruzmaltino, que havia eliminado o campeão europeu Zalgiris Kaunas nas semifinais, contava com jogadores como Charles Byrd, Jose Vargas e Sandro Varejão.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=mZYfh_2pYOQ]