Popovich elogia Ibaka após primeira derrota nas finais do Oeste: “Melhor defensor da liga”

Âncora defensiva do Thunder, ala-pivô foi fundamental na primeira vitória do time de Oklahoma City na série contra o Spurs

Fonte: Âncora defensiva do Thunder, ala-pivô foi fundamental na primeira vitória do time de Oklahoma City na série contra o Spurs

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=COeD0GljzLI]

Gregg Popovich nunca pareceu acreditar que o ala-pivô Serge Ibaka estava fora dos playoffs por conta da distensão na panturrilha sofrida na semana passada. E o técnico do San Antonio Spurs tinha razão em duvidar. O atleta recuperou-se antes do previsto, foi titular do Oklahoma City Thunder no terceiro jogo das finais do Oeste e teve participação fundamental na primeira vitória da equipe na série.

Após a partida, o treinador texano não poupou elogios à grande atuação e profissionalismo do oponente. “Eu acho que ele é um homem e jogador especial. Trata-se de um dos atletas mais talentosos da liga porque causa impacto nos dois lados da quadra, mas também uma pessoa boa fora das quatro linhas. Serge é o melhor defensor da liga”, cravou o ganhador do prêmio de melhor técnico do ano na NBA.

Publicidade

Ibaka terminou a partida com 15 pontos, sete rebotes e quatro tocos em 30 minutos de ação. Ele deixou a quadra visivelmente emocionado, sob aplausos da torcida local, após encarar a provável situação mais difícil de sua carreira. Nada impossível de ser superado, porém, para alguém que viveu os horrores da guerra civil do Congo quando criança, sem os pais e criado em uma casa sem energia elétrica e sistema de esgoto com outros dez irmãos.

“Quando você ouve histórias assim que entende o que é adversidade. Adversidade não é estar perdendo uma final de conferência por dois jogos. O passado de Serge foi uma adversidade e você passa a gostar do atleta ainda mais ao saber de tudo isso. É incrível”, exaltou o veterano Manu Ginobili, que está com dores no pé esquerdo, mas não deverá ser um problema para o quarto confronto das finais.

Publicidade

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=2l2ZGTpJTMc]

Muitos viram sua recuperação relâmpago como quase um ato heroico, mas Ibaka encarou o retorno antes do esperado como uma obrigação. “Quando você assina um contrato na NBA, você precisa superar tudo. Não importa o que tenha acontecido na noite anterior, se foi uma derrota feia ou uma lesão, você assina um compromisso de superação. É para isso que sou pago” minimizou.

Publicidade

Enquanto os jogadores do Thunder treinaram nesta segunda-feira, o ala-pivô passou o dia de atividades sentado e com bolsas de gelo na panturrilha esquerda. Ele reconheceu que sentiu dores e desconforto na região durante a partida do fim de semana, mas, ao que tudo indica, estará novamente em quadra na noite desta terça.

Mesmo com todos os elogios feitos a Ibaka, Popovich vê a chave para mudar o jogo está na postura do Spurs e não em jogadores específicos adversários. “Eu fiquei muito desapontado que não tenhamos sido mais incisivos. Eles acabaram com a gente nos rebotes, venceram a briga pelas bolas divididas e isto é decepcionante para mim. Não é a forma que você gostaria de encarar o jogo”, avaliou o técnico, com o estilo rabugento de sempre.

Publicidade

Rabugento sim, mas, mesmo após uma derrota, ainda com senso de humor. Ginobili preocupa, Popovich? “Manu está bem… ou está fora dos playoffs”, brincou.

Últimas Notícias

Comentários