Caso Sterling – Comissário da NBA condena comentários racistas: “Ofensivo e perturbador”

Adam Silver confirma investigação sobre gravações, mas ainda não fala em punições ao dono do Los Angeles Clippers

Fonte: Adam Silver confirma investigação sobre gravações, mas ainda não fala em punições ao dono do Los Angeles Clippers

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=rK1IgqTNV1M]

Os playoffs da NBA estavam a todo vapor neste sábado, com quatro jogos sendo realizados ao longo do dia, mas a atenção da liga esteve voltada para o escândalo dos comentários racistas supostamente feitos pelo dono do Los Angeles Clippers, Donald Sterling. O comissário Adam Silver convocou entrevista coletiva para falar sobre o caso e assegurou que medidas estão sendo tomadas para esclarecer o problema.

“A gravação é realmente ofensiva e perturbadora e pretendemos esclarecer isso o mais rápido possível. A situação é mais injusta com os atletas e treinadores do Clippers, que precisam lidar com uma distração em meio aos playoffs. Todos na NBA merecem a chance de dar sua versão dos fatos e, por isso, não estou preparado para falar em punições. Garanto, porém, que vamos conduzir nossa investigação muito rapidamente”, disse Silver, informando também que Sterling não vai comparecer ao jogo do seu time contra o Golden State Warriors, neste domingo.

Publicidade

A franquia manifestou-se sobre o caso por meio de seu presidente de operações, Andy Roeser, neste sábado. Ele revelou que o mandatário está desolado com a situação. “Donald é enfático em cravar que o conteúdo da gravação não reflete suas opiniões, crenças ou sentimentos. Ele está se sentindo horrível por tais pensamentos estarem sendo atribuídos à sua pessoa e pede desculpas a todos que possam estar se sentindo ofendidos”, declarou.

Silver revelou ter entrado em contato com o técnico Doc Rivers e o armador Chris Paul para expressar sua solidariedade pelo lamentável ocorrido. O treinador falou com a imprensa no treinamento de sábado e admitiu que a ideia de um boicote foi levantada pelo elenco. No entanto, confirmou que a equipe entrará em quadra para a quarta partida da série contra o Warriors.

Publicidade

“Nós tivemos uma ótima reunião nesta manhã. Eu achei que precisávamos discutir isso porque todos estão fazendo ao redor da liga. Vários atletas deram suas opiniões e ninguém está feliz. J.J. Redick está tão bravo quanto Chris Paul e é assim que deve ser mesmo. São todos seres humanos. Uma paralisação até chegou a ser discutida, mas eu e os jogadores fomos contra”, contou Rivers, que prega a união no grupo para superar essa nova distração.

A situação tornou-se ainda mais constrangedora porque Paul foi obrigado a se manifestar no papel de presidente da Associação dos Jogadores da NBA sobre o caso com o empregador. “Este é um problema muito sério que vamos abordar agressivamente. Como atletas, nós devemos aos times e torcida manter o foco nos playoffs, mas já pedimos ao [ex-jogador] prefeito de Sacramento, Kevin Johnson, para determinar uma resposta e nossos próximos passos”, explicou o armador.

Publicidade

Embora Silver não tenha falado ainda em punições, o mais provável é que Sterling receba multas e/ou suspensão se a NBA realmente julgá-lo responsável pelos comentários racistas. O clamor geral por um banimento é algo complicado porque implicaria em obrigá-lo a vender o Clippers.

Últimas Notícias

Comentários