Mock Draft 1.0 – Comentários

Gustavo Lima detalha sua primeira projeção para as escolhas de primeira rodada do recrutamento deste ano

Fonte: Gustavo Lima detalha sua primeira projeção para as escolhas de primeira rodada do recrutamento deste ano

Pessoal, segue abaixo a análise das minhas escolhas de primeira rodada do Draft 2014. Não deixem de conferir o primeiro Mock Draft do Jumper Brasil, divulgado nessa sexta-feira.

Confesso que foi complicado fazer o Mock dada a profundidade desse recrutamento, que tem tudo para ser o melhor dos últimos dez anos. Muita coisa deve mudar para o próximo Mock Draft, previsto para ser divulgado no dia 6 de junho.

1- Cleveland CavaliersAndrew Wiggins (SG/SF, Kansas)

Publicidade

O sortudo Cavs não tem o direito de errar em mais uma primeira escolha. O GM da franquia tem que assegurar o melhor talento do recrutamento. Wiggins não é o prospecto mais pronto para a NBA, mas é o que tem o maior potencial, ao lado de seu companheiro na Universidade de Kansas, Joel Embiid. Dependendo da condição médica, o pivô tem boas chances de ser a primeira escolha. Por enquanto, vou de Wiggins.

2- Milwaukee BucksJoel Embiid (C, Kansas)

Tudo depende da situação clínica de Embiid. O camaronês foi prejudicado ao longo da temporada por um problema nas costas. Se a lesão estiver curada, sinal verde para o Bucks, que vai ter em suas mãos o melhor pivô do draft e um jogador que pode ser um dos melhores da posição na NBA daqui a alguns anos. Além disso, a escolha de Embiid poderá significar a saída do problemático Larry Sanders.

Publicidade

3- Philadelphia 76ersJabari Parker (SF, Duke)

Mesmo com a terceira pick, o Philadelphia tem a possibilidade de selecionar, talvez, o jogador mais pronto para a NBA. Assim como Wiggins e Embiid, Parker tem potencial para se tornar um All-Star na NBA. Ele preencheria uma das maiores carências do Sixers, que é a posição 3, e traria impacto imediato na liga. Com Carter-Williams, Parker e Noel, o time de Philadelphia teria um núcleo jovem muito promissor.

Publicidade

4- Orlando MagicDante Exum (PG, Austrália)

O time da Florida precisa de um armador, já que vimos nesta temporada que a experiência com Victor Oladipo na posição não deu muito certo. Tudo bem que Exum é o prospecto mais emblemático do draft, mas ele já mostrou em competições internacionais de base que tem muito talento. O australiano é considerado o melhor armador do recrutamento e, nada mais justo, que o Magic aposte nele.

Publicidade

5- Utah JazzNoah Vonleh (PF, Indiana)

Jabari Parker seria o sonho do Jazz, mas como ele não deverá sobrar até aqui, a equipe teria de partir em busca do melhor talento disponível e, se possível, que preenchesse uma lacuna no elenco. Vonleh é um ala-pivô muito ágil, que tem arremesso de fora e ainda dá tocos. Na minha opinião, ele formaria uma ótima dupla de garrafão com Derrick Favors. 

Publicidade

6- Boston CelticsAaron Gordon (PF, Arizona)

Defesa no garrafão. Essa é uma das maiores necessidades do Celtics. Para ajudar a resolver esse problema, o primeiro passo seria selecionar um dos melhores defensores do recrutamento. Gordon é um combo forward, mas na minha opinião seria mais útil jogando na posição 4. Danny Ainge que se vire para trocar um ou dois dos alas-pivôs da equipe que não defendem nada (Brandon Bass, Jared Sullinger, Kelly Olynyk).

Publicidade

7- Los Angeles Lakers: Julius Randle (PF, Kentucky)

Assim como o Celtics, o Lakers não teve sorte na loteria e não conseguiu a tão sonhada escolha TOP 3. O time angelino tem apenas Steve Nash, Kobe Bryant e Robert Sacre com contratos garantidos para a próxima temporada. Dessa forma, a equipe precisa selecionar o melhor talento disponível. Randle é um jogador quase pronto para a NBA e contribuiria de imediato para o Lakers, ainda mais com Pau Gasol, Jordan Hill e Chris Kaman testando o mercado.

Publicidade

8- Sacramento KingsMarcus Smart (PG, Oklahoma State)

O Kings quer afastar a fama de time bagunçado e, para isso, deverá selecionar um jogador que tenha uma mentalidade vencedora e que seja um guerreiro em quadra. Smart seria a escolha perfeita, já que também resolveria a carência na armação (o peladeiro Isaiah Thomas será agente livre).

Publicidade

9- Charlotte HornetsDoug McDermott (SF, Creighton)

O time de Charlotte teve uma das melhores defesas da temporada, mas em compensação o ataque foi muito pobre. Com bons defensores no elenco, o Hornets pode se dar ao luxo de selecionar um jogador que não tenha essa característica como destaque. McDermott é considerado o melhor arremessador do recrutamento e resolveria a maior carência da equipe de Charlotte.

Publicidade

10- Philadelphia 76ersGary Harris (SG, Michigan State)

Depois de escolher Jabari Parker, o Sixers pode completar o seu provável quinteto titular com um ala-armador. A essa altura, Harris é o maior talento disponível. Além do arremesso de longa distância, ele também contribui na defesa. Que tal um quinteto inicial formado por Carter-Williams, Harris, Parker, Thaddeus Young e Noel? Seria um grande passo no rebuild da equipe.

Publicidade

11- Denver NuggetsJames Young (SG/SF, Kentucky)

O Nuggets tem um elenco homogêneo, com pelo menos dois jogadores para cada posição. Como eu acho que a equipe deverá trocar um dos alas (Danilo Gallinari ou Wilson Chandler), a busca no draft seria por um jogador da posição. Young se encaixaria bem na equipe de Denver, que adora jogar em transição. Outra possibilidade aqui seria um prospecto internacional, que não viesse de imediato para a NBA.

Publicidade

12- Orlando MagicDario Saric (PF, Croácia)

Com Exum garantido na quarta escolha, o Magic poderia selecionar outro prospecto internacional, já que seu elenco tem muitos jogadores jovens. Saric seria o melhor talento disponível a essa altura. Como ainda não sabemos se ele virá de imediato para a NBA, o time de Orlando poderia muito bem esperar mais uma ou duas temporadas para contar com o jogador croata.

Publicidade

13- Minnesota TimberwolvesAdreian Payne (PF, Michigan State)

A saída de Kevin Love parece cada mais provável. Para não ficar carente na posição 4, o time de Minnesota teria a oportunidade de selecionar outro stretch four. Payne é a peça ideal e, ainda por cima, chegaria para contribuir de imediato na NBA. Outra possibilidade aqui seria a escolha de um arremessador do perímetro, uma das grandes carências do Wolves.

Publicidade

14- Phoenix Suns: Nik Stauskas (SG, Michigan)

O Suns carece de arremessadores do perímetro, especialmente na posição 2. Stauskas seria a aposta certeira, já que tem um ótimo arremesso (ele é letal no catch and shoot) e, ainda por cima, é muito bom passador (pode quebrar o galho como playmaker). O jogador canadense seria uma peça muito útil na rotação, já que o Suns atua com dois armadores (Bledsoe e Dragic) e não tem um combo guard reserva de qualidade.

Publicidade

15- Atlanta HawksRodney Hood (SF, Duke)

O Hawks precisa de mais arremessadores do perímetro. Para ajudar a solucionar tal carência, a equipe de Atlanta deverá escolher Hood, que tem um ótimo aproveitamento nos chutes de média e longa distância. Ele seria uma peça vinda do banco pronta para contribuir com pontos.

Publicidade

16- Chicago BullsTyler Ennis (PG, Syracuse)

Com Kirk Hinrich e D.J. Augustin testando o mercado de agentes livres, e Derrick Rose voltando de mais uma grave lesão, o Bulls deverá buscar um armador no recrutamento. Ennis, a essa altura, seria um steal, já que ele foi considerado em muitos mocks como escolha de loteria. O canadense é um playmaker e seria uma boa peça vindo do banco. 

Publicidade

17- Boston CelticsZach LaVine (SG, UCLA)

Com a carência defensiva no garrafão sendo resolvida, em partes, com a seleção de Gordon na sexta escolha, o Celtics deve partir agora em busca de um jogador para a posição 2. Avery Bradley vai testar o mercado em julho e o time de Boston não tem um jogador sequer da posição com contrato garantido para a próxima temporada. LaVine é um dos jogadores mais atléticos do recrutamento, mas é um prospecto que precisa ser melhor trabalhado, já que ainda é muito cru. O Celtics teria essa paciência?

Publicidade

18- Phoenix SunsElfryd Payton (PG, Louisiana Lafayette)

Na armação, o Suns tem apenas Goran Dragic com contrato garantido na próxima temporada. Rumores vindo de Phoenix dão conta de que Eric Bledsoe, que será agente livre nesta offseason, poderá não retornar à equipe. Por isso, o Suns já estaria de olho em armadores neste recrutamento. Uma boa opção aqui seria Payton, que é um armador muito atlético e agressivo nas duas extremidades da quadra.

Publicidade

19- Chicago Bulls: Cleanthony Early (SF, Wichita State)

Com um armador selecionado na pick 16, o Bulls parte agora em busca de um ala. Early foi o grande destaque do surpreendente time de Wichita State na última temporada da NCAA e se encaixaria bem na equipe de Chicago. Ele tem versatilidade ofensiva e não foge do jogo físico. A projeção é de que ele seja um scorer vindo do banco de reservas.

Publicidade

20- Toronto RaptorsKyle Anderson (SF, UCLA)

Anderson é um point forward (ala que atua armando o jogo) e, talvez, o melhor playmaker do recrutamento. Sua versatilidade pode ser importante na rotação de perímetro do time canadense, que não conta com um banco de reservas muito qualificado. Outra opção aqui seria um armador tradicional, já que Kyle Lowry irá testar o mercado nesta offseason.

Publicidade

21- Oklahoma City ThunderJusuf Nurkic (C, Bósnia)

O Thunder está abarrotado de jogadores jovens no elenco e tem a necessidade urgente de formar um time forte para segurar Kevin Durant, que será agente livre em 2016. Com duas escolhas na primeira rodada, o Thunder pode se dar ao luxo de “gastar” uma delas com um jogador estrangeiro, que não viria de imediato para a NBA. O melhor prospecto internacional disponível seria Nurkic, um pivô bósnio que tem força física e agilidade. 

Publicidade

22- Memphis Grizzlies: K.J. McDaniels (SF, Clemson)

McDaniels tem uma característica em seu jogo que o Grizzlies adora: agressividade na defesa. Ele é um dos melhores defensores do recrutamento e seria uma escolha óbvia para o time de Memphis. Além disso, ele já seria preparado para substituir o veterano Tayshaun Prince na posição 3.

Publicidade

23- Utah JazzT.J Warren (SF, NC State)

Resolvido o problema no garrafão com a escolha de Noah Vonleh, o Jazz deve pensar agora em selecionar um ala. O time de Salt Lake City não tem um jogador sequer da posição 3 com contrato garantido para a próxima temporada. A essa altura, uma boa opção seria Warren, que é um ala dotado de versatilidade ofensiva.

Publicidade

24- Charlotte HornetsP.J. Hairston (SG, D-League)

O Hornets tem o privilégio de fazer mais uma escolha na primeira rodada. Com McDermott selecionado, o time de Charlotte parte agora em busca de um jogador da posição 2 para fazer sombra a Gerald Henderson. Com isso, a melhor opção seria Hairston, que, aliás, é do estado de North Carolina. 

Publicidade

25- Houston Rockets: Kristaps Porzingis (PF, Letônia)

O Rockets cansou de acumular escolhas de draft nos últimos anos. Com o time atingindo um novo patamar nesta temporada e a chance de contratar mais um All-Star na offseason (Carmelo Anthony, quem sabe), é bem provável que essa pick seja usada para a seleção de um prospecto internacional, que não viria de imediato para a NBA. Porzingis seria o nome ideal porque ele é um stretch four que arremessa e defende muito bem. O ala-pivô letão é um diamante a ser lapidado.

Publicidade

26- Miami Heat: Shabazz Napier (PG, Connecticut)

O Heat deverá ter vários jogadores testando o mercado e alguns se aposentando (Ray Allen e Shane Battier, por exemplo) nesta offseason. Por isso, o time não tem muito o que pensar: é preciso escolher o melhor talento disponível. A essa altura, Napier, o melhor jogador do torneio da NCAA e campeão por Connecticut, seria um steal

Publicidade

27- Phoenix Suns: Clint Capela (PF, Suíça)

Com duas escolhas já feitas, o Suns deverá selecionar um prospecto internacional com essa pick. O suíço Clint Capela, que muitos olheiros comparam com Serge Ibaka, vale a aposta. Caso venha agora para a NBA, o ala-pivô deverá passar boa parte da temporada atuando pelo Bakersfield Jam, time que o Suns controla na D-League. 

Publicidade

28- Los Angeles ClippersMitch McGary (PF/C, Michigan)

O Clippers tem um bom elenco, com jogadores experimentados, mas uma carência na posição 5, já que conta apenas com DeAndre Jordan. Como este recrutamento não tem muitos pivôs, um bom nome seria o de McGary. Se não tivesse passado boa parte da temporada no departamento médico, o pivô de Michigan seria uma escolha TOP 20. 

Publicidade

29- Oklahoma City ThunderJordan Adams (SG, UCLA)

Com a pick 21 sendo usada para selecionar um prospecto internacional que não viria de imediato para a NBA, o Thunder deverá, agora, escolher um jogador para a posição mais carente da equipe: a de ala-armador. Como Thabo Sefolosha será agente livre, Jordan Adams seria uma grande escolha para o time de OKC, já que é capaz de pontuar de várias formas e, ainda por cima, é eficiente em quebrar linhas de passe e roubar bolas.

Publicidade

30- San Antonio SpursJerami Grant (SF, Syracuse)

Grant é um combo forward e um dos jogadores mais atléticos do recrutamento. Além disso, ele tem potencial para se tornar um grande defensor na NBA. Como o Spurs tem apenas Kawhi Leonard na posição 3, Grant seria uma boa escolha. A essa altura, diria que seria um steal. E tem time melhor para draftar que o de San Antonio?

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários