Cabeças vão rolar no Los Angeles Lakers por causa da péssima campanha da equipe na atual temporada, mas uma coisa está certa: Mitch Kupchak fica. Segundo Ramona Shelburne, da ESPN, o gerente geral teve seu contrato estendido pela franquia na noite desta terça-feira. Representantes do time confirmaram o acordo durante a derrota para o Houston Rockets, por 145 a 130.
Não há informações oficiais sobre o antigo e o novo contrato do executivo com o Lakers, mas sabe-se que ele ainda estava sob vínculo até o fim da próxima temporada. Com a extensão prévia, o profissional de 59 anos deverá permanecer no cargo de GM até (no mínimo) 2018 e gerenciar a reconstrução do elenco após a aposentadoria do astro Kobe Bryant.
Apesar dos quatro títulos da NBA conquistados nos últimos 14 anos, Kupchak também foi o responsável pela contratação do treinador Mike D’Antoni e a montagem do atual elenco angelino. A equipe perdeu 53 das 76 partidas disputadas na temporada e igualou a pior campanha de sua história com a mais recente derrota. O recorde foi prejudicado pelas constantes ausências dos três veteranos do grupo – Kobe, Pau Gasol e Steve Nash.
Ainda de acordo com Shelburne, a extensão contratual é um grande voto de confiança dos donos do Lakers no trabalho do veterano executivo. A família Buss gosta do gerente geral, acredita em sua capacidade de tomar decisões e crê que ele seja o profissional certo para “recuperar” o time da situação atual.
Kupchak faz parte do corpo gerencial do Lakers desde 1986, quando se aposentou da carreira de jogador. Ele assumiu a gerência da franquia em 2000, sucedendo o lendário Jerry West e “herdando” a dupla Shaq-Kobe. Além dos quatro campeonatos da liga, os angelinos ainda conquistaram seis títulos da conferência Oeste e sete títulos da divisão do Atlântico desde que o ex-atleta chegou ao cargo.