A Lituânia conquistou nesse domingo o Mundial Sub-19 de Basquete Masculino, realizado na Letônia. Na grande final, os lituanos bateram a Sérvia com facilidade: 85 a 67.
O grande nome da Lituânia foi o pivô Jonas Valanciunas (foto), selecionado pelo Toronto Raptors com a quinta escolha no draft deste ano. Cestinha e principal reboteiro da competição, ele foi escolhido o jogador mais valioso (MVP) do Mundial. Na decisão, Valanciunas marcou 36 pontos, pegou oito rebotes e deu três tocos. As médias dele no torneio foram de 23 pontos, 13.9 rebotes e 3.2 tocos.
Vale dizer ainda que, no ano passado, o pivô foi eleito MVP do Campeonato Europeu Sub-18 (médias de 19.4 pontos, 13.4 rebotes e 2.7 tocos), ajudando a Lituânia a conquistar o título daquela competição.
Conforme o Jumper Brasil informou há alguns dias, o jovem pivô vai atuar na NBA somente na temporada 2012/2013. O time de Toronto já acertou com o Lietuvos Rytas, da Lituânia, os detalhes da rescisão do contrato de Valanciunas.
Eliminada nas oitavas de finais, após uma derrota para a Argentina, a seleção brasileira terminou o Mundial Sub-19 em nono lugar.