A estreia de Michael Carter-Williams foi algo sensacional, não só pela sua performance pessoal, mas também pela importância da vitória do Philadelphia 76ers sobre o campeão Miami Heat. Carter-Williams fez com que os olhos de todos que acompanham a NBA se virassem para ele de uma forma diferente, como se ele já fosse um astro.
Calma lá, ainda não é.
Há exatos quatro anos, outro armador teve uma grande partida inicial, e muitos acreditavam que ele poderia ter o nome citado em Jogos das Estrelas, algo que não aconteceu. Brandon Jennings, no dia 30 de outubro de 2009, saiu de quadra com 17 pontos, nove rebotes e nove assistências. Duas semanas depois, assombrou com 55 pontos diante do Golden State Warriors. Pronto, era o suficiente para considerá-lo uma futura estrela.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Yv5NKTbXkmA]
Não estou dizendo que o ex-jogador do Milwaukee Bucks seja um armador ruim ou que Carter-Williams trilhará o mesmo caminho. Estou apenas comparando estreias e expectativas.
Se ele será outro Jennings, eu espero sinceramente que não. O agora jogador do Detroit Pistons cometeu muitas falhas nos últimos anos, que lhe deram a fama de “peladeiro”. São estilos diferentes, eu entendo.
É preciso ter calma quando falarmos de um jogador que fez apenas uma partida na carreira. É um início brilhante? Sim, claro. Tem tudo para fazer barulho? Absolutamente, até porque o elenco do Sixers é bastante jovem e obviamente carece de tempo para poder mostrar o que pode fazer.
Mas por favor, paciência.
Ocasionalmente vamos vê-lo terminar um jogo com muito mais erros de quadra que teve contra o Heat. Vale lembrar que é um calouro, que descuidos acontecem e que o seu estilo é mais parecido com o de Shaun Livingston do que muitos imaginam. Mais uma vez, não estou desmerecendo Livingston ou qualquer outro jogador, até pelo fato de ele ter sofrido uma grave contusão no joelho logo de cara. No entanto, sabemos que ele não seria isso tudo, mesmo se não tivesse se lesionado.
Torço por Carter-Williams. Gostei muito do que ele fez, da forma que colocou a bola debaixo do braço e como ele conduziu o Sixers ao triunfo diante do atual bi-campeão da Liga. Porém é preciso ser precavido na hora de falar sobre um atleta que acabou de fazer apenas o seu primeiro embate.