O astro Kobe Bryant não está saindo do Los Angeles Lakers. Pelo menos, isto é o que garante o vice-presidente de operações da franquia, Jim Buss. Em resposta aos rumores de que o time estaria disposto a não renovar o contrato do ídolo local, o executivo veio a público para revelar que não pretende sequer deixar que o pentacampeão da NBA teste o mercado em 2014.
“Eu quero colocar um fim a essas especulações de que iremos deixar Kobe se tornar agente livre. Isso não vai acontecer. Ele é uma prioridade máxima da organização. É uma lenda do Lakers e sempre será. Acho que ainda vamos ganhar campeonatos com Kobe aqui”, assegurou Buss, em entrevista à filial de Los Angeles da ESPN, dissipando quaisquer rumores.
O dirigente contou que já existem conversas entre a equipe e os representantes do craque, sendo a condição física do ala-armador um dos únicos empecilhos na negociação. “Mitch Kupchak [gerente-geral] e Rob Pelinka [empresário do atleta] estavam em contato, mas a contusão desacelerou o processo. Não sei quando teremos um acordo, mas tenho fé que vamos chegar a um”, disse.
Além da recuperação da ruptura total no tendão de Aquiles, a grande dúvida em torno das negociações com Kobe vai ser sua exigência salarial. Na temporada que se aproxima, ele receberá mais de US$30 milhões por seus serviços (maior rendimento da liga). Em julho, o astro comentou sobre o assunto e manteve a dúvida no ar. “Como um homem de negócios, a meta é sempre evitar ao máximo um corte salarial. Mas…”, deixou em aberto.
Aos 35 anos, Kobe corre para fazer o improvável e disputar sua 18ª temporada na NBA desde o primeiro jogo. Um dos principais nomes da história do Lakers, o ala-armador tem mais de 1.200 partidas disputadas e conquistou cinco títulos da liga pela franquia. Na temporada 2012-13, ele registrou médias de 27.3 pontos, 5.6 rebotes, 6.0 assistências e mais de 46% de aproveitamento nos arremessos de quadra.