Previsão da temporada – Atlanta Hawks

Atlanta Hawks 2012-13: 44-38, 6º lugar na Conferência Leste Playoffs: Perdeu para o Indiana Pacers em seis jogos na primeira rodada Técnico: Mike Budenholzer (primeira temporada) GM: Danny Ferry (segunda temporada) Destaques: Al Horford, Jeff Teague, Kyle Korver, Paul Millsap ElencoPublicidade 3 – Louis Williams, armador 0 – Jeff Teague, armador 17 – Dennis Schroder, […]

Fonte:

Atlanta Hawks

2012-13: 44-38, 6º lugar na Conferência Leste
Playoffs: Perdeu para o Indiana Pacers em seis jogos na primeira rodada
Técnico: Mike Budenholzer (primeira temporada)
GM: Danny Ferry (segunda temporada)
Destaques: Al Horford, Jeff Teague, Kyle Korver, Paul Millsap

Elenco

Publicidade

3 – Louis Williams, armador
0 – Jeff Teague, armador
17 – Dennis Schroder, armador
8 – Shelvin Mack, armador
10 – Royal Ivey, armador
7 – Jared Cunningham, ala-armador
12 – John Jenkins, ala-armador
26 – Kyle Korver, ala-armador
20 – Cartier Martin, ala
25 – Eric Dawson, ala
5 – DeMarre Carroll, ala
42 – Elton Brand, ala-pivô
13 – James Johnson, ala-pivô
4 – Paul Millsap, ala-pivô
32 – Mike Scott, ala-pivô
15 – Al Horford, pivô
14 – Gustavo Ayon, pivô
6 – Pero Antic, pivô

Quem chegou: Pero Antic, Gustavo Ayón, Paul Millsap, Elton Brand, DeMarre Carroll, James Johnson, Eric Dawson, Cartier Martin, Jared Cunningham, Dennis Schroder, Royal Ivey
Quem saiu: Josh Smith, Devin Harris, Ivan Johnson, Johan Petro, Anthony Tolliver, DeShawn Stevenson, Dahntay Jones, Anthony Morrow, Zaza Pachulia

Publicidade

Em 2013-14, o Atlanta Hawks perdeu a última peça de uma equipe que foi apontada como o “time do futuro” durante a década passada: Josh Smith. O ala-pivô aproveitou a agência livre para levar os seus talentos para o Detroit Pistons, e agora outra torcida vai reclamar de sua má seleção de arremessos, principalmente da linha de três pontos – na carreira, Smith tem míseros 28.3% de acerto nos arremessos.

De fato, quase toda a rotação do garrafão foi embora. O carismático Zaza Pachulia, que vai ganhar uma bolada do Milwaukee Bucks, os menosprezados Ivan Johnson e Anthony Tolliver e o limitado, porém esforçado, Johan Petro, não estão mais no time. Apenas Al Horford e Mike Scott continuam.

Publicidade

Para os lugares deles, um pacotão foi apresentado: Pero Antic, Gustavo Ayón, Paul Millsap e Elton Brand, além do brasileiro Lucas Nogueira, que foi draftado mas vai continuar na Espanha por enquanto.

Mas o time não era feito só com base nos jogadores de garrafão. Inclusive, eles apostaram em diversos atletas para exercer as funções que Joe Johnson fazia no perímetro, como Kyle Korver, Lou Williams e DeShawn Stevenson. Eles conseguiram fazer isso, mas o nível do time não melhorou, fazendo com que mais uma vez o Hawks fosse eliminado na primeira rodada dos playoffs.

Publicidade

O perímetro

Na temporada passada, o Hawks foi a quinta franquia que mais arremessou de três pontos, e a quinta que mais converteu também, com 37.1% de aproveitamento. Imagina se Josh Smith não estivesse por lá soltando tijoladas. O principal responsável por esse sucesso foi Kyle Korver, um dos jogadores mais eficientes em pontos por posse de bola na última temporada, de acordo com o Synergy Sports.

Publicidade

Atlanta trouxe outro jogador eficiente nos arremessos de longa distância, Cartier Martin, e o atlético DeMarre Carroll para serem os reservas na ala. O último é o melhor defensor dos três, e deve ganhar minutos por isso, substituindo DeShawn Stevenson na rotação.

Na armação, quatro jogadores com características muito parecidas vão disputar minutos: Jeff Teague, Lou Williams, Dennis Schroder e Jared Cunningham. Todos são explosivos e conseguem criar o próprio arremesso, além de serem passadores regulares – Teague terminou a última temporada com 7.2 assistências por jogo.

Publicidade

Eles não tem mais Devin Harris para cadenciar o jogo, mas ainda assim Shelvin Mack, Royal Ivey e John Jenkins devem curtir a temporada como passadores de Gatorade e animadores de banco, a priori.

O garrafão

A rotação de garrafão do Hawks para 2013-14 é boa, com jogadores sub-valorizados ou mal aproveitados anteriormente. Apenas Al Horford, que tranquilamente tem potencial para voltar a ser um All-Star com seus double-doubles garantidos todas as noites, e Mike Scott (quase 10 minuts por partida na última temporada) ficaram no time.

Publicidade

A grande contratação é Paul Millsap, que veio do Utah Jazz pela bagatela de US$ 19 milhões de dólares por dois anos. Saiu muito barato para alguém com médias de 14.6 pontos e 7.8 rebotes em pouco mais de 30 minutos em quadra, por causa do excesso de bons jogadores na posição em Utah. Veio para ser o titular da posição no lugar de Josh Smith.

O veterano Elton Brand vai tentar dar o último suspiro na carreira, após mais um ano ladeira abaixo. É uma pena que teha sido traído pelo joelho, mas as médias de 7.2 pontos e 6.0 rebotes que teve no Dallas Mavericks não devem aumentar. Pelo contrário.

Publicidade

Por fim, dois jogadores intrigantes. Gustavo Ayón teve uma temporada decente com o New Orleans Hornets, e depois foi pouquíssimo aproveitado no Orlando Magic e no Milwakuee Bucks. Ele demonstrou ter potencial quando atuava na Espanha, e deve voltar para lá se jogar pouco novamente aqui.

E é da Europa que vem Pero Antic, que migrou para NBA aos 31 anos. Ela ganhou tudo com o Olympiacos recentemente e era peça importante na rotação dos atuais bicampeões da Euroliga. Ele vai conseguir se adaptar para o basquete da NBA? Vai conseguir ser produtivo, como Pablo Prigioni foi para o New York Knicks na temporada passada? Uma incógnita.

Publicidade

Análise geral

O treinador Mike Budenholzer vai assumir seu primeiro time na NBA após passar 18 temporadas como assistente no San Antonio Spurs, com  aval do seu velho conhecido Danny Ferry, que atuou pela franquia no fim de carreira.

Publicidade

O time do Atlanta Hawks completou a reformulação que havia começado com a saída de Joe Johnson, em 2012, e agora tem Al Horford como Franchise Player. Porém, o nível do time continua o mesmo, e eles devem continuar não passando da primeira rodada dos playoffs.

Previsão: 7ª posição da Conferência Leste

Últimas Notícias

Comentários