Todo ano é a mesma coisa. Eu começo a escrever na empolgação e logo depois me deparo que são tantos jogadores, que a paciência e o tempo já não ajudam mais. De qualquer forma, hoje começo uma lista dos 25 melhores jogadores de cada posição. Ou seja, senta que lá vem história.
Lembrando que essa lista é pessoal e intransferível.
1- Chris Paul (Los Angeles Clippers)
Segue como o melhor armador da NBA, mas é nítido que fisicamente não é o mesmo desde a lesão no joelho, quando ainda atuava pelo New Orleans Hornets. No entanto, Chris Paul conduziu o Los Angeles Clippers aos playoffs pela segunda vez seguida, algo que não acontecia desde 1992-93. Paul caracteriza-se pela visão de quadra, ótima condução das jogadas e é um excelente defensor. Em 2012-13, ele obteve 16.9 pontos, 9.7 assistências e 2.4 roubadas.
2- Kyrie Irving (Cleveland Cavaliers)
Uncle Drew agora tem uma chance real de levar o Cleveland Cavaliers aos playoffs pela primeira vez desde a era LeBron James. E Kyrie Irving é realmente muito bom. No ano passado, atuou no Jogo das Estrelas e tem tudo para repetir a dose em 2014. Com um elenco visivelmente superior ao de 2012-13, o Cavs pode ir longe dessa vez, mas precisa torcer para que o fantasma das contusões não volte a atrapalhar Irving. Na temporada passada, ele ficou de fora de 23 partidas e ainda assim obteve 22.5 pontos, 5.9 assistências e 3.7 rebotes.
3- Stephen Curry (Golden State Warriors)
Se tudo der certo, como no ano passado, Stephen Curry fará do Golden State Warriors um verdadeiro candidato ao título do Oeste. Com o reforço de Andre Iguodala, que chegou do Denver Nuggets, o Warriors terá uma das melhores duplas da NBA para as posições de armador e ala-armador. Exímio arremessador de longa distância, herança de seu pai Dell Curry, Stephen teve em 2012-13 o seu melhor ano da carreira, com 22.9 pontos, 6.9 assistências e 45.5% de aproveitamento nos três pontos.
4- Deron Williams (Brooklyn Nets)
Deron Williams será prejudicado por uma entorse no tornozelo no início da temporada, o que poderá fazer com que o armador perca alguns jogos logo de cara. Mas todos sabemos que o talento está ali e sua capacidade técnica geralmente ultrapassa os limites que o seu corpo propõe. Jogando em um time com Paul Pierce, Kevin Garnett, Joe Johnson, e Brook Lopez, o Nets certamente é um dos melhores quintetos da NBA da atualidade. As chances de fazer desse elenco vencedor são muito grandes. Obteve 18.9 pontos, 7.7 assistências e 3.0 rebotes (piores números desde 2009-10) em 78 jogos em 2012-13.
5- Tony Parker (San Antonio Spurs)
Esta será a 13a temporada de Tony Parker no San Antonio Spurs. Nada mal para quem tem apenas 31 anos. O francês, que de vez em sempre é poupado pelo técnico Gregg Popovich, está sendo cada vez mais armador do que definidor. Nos últimos dois anos, Parker colecionou 963 assistências (média de 7.6 por partida), números que ele jamais havia chegado próximo. Não é um ótimo arremessador de três pontos, mas obteve 35.3% de aproveitamento no ano passado, um recorde na carreira, assim como os 84.5% nos lances livres.
6- Derrick Rose (Chicago Bulls)
Não tive coragem de elevar Derrick Rose acima da sexta posição por conta da gravidade da lesão que teve nos playoffs de 2011-12. Entretanto, se ele estiver completamente saudável, a certeza é que o camisa 1 do Chicago Bulls deverá fazer uma excelente temporada. Sua produção nos jogos amistosos está deixando ainda mais empolgada sua torcida. Rose ainda não é um jogador que pensa no passe antes de seu próprio arremesso, o que faz com que seu ranqueamento caia ainda mais aqui, afinal, armador de verdade procura sempre o companheiro.
7- Mike Conley (Memphis Grizzlies)
Não é muito fácil de acreditar que Mike Conley está indo para a sua sétima temporada na NBA. Aos 25 anos, o armador do Memphis Grizzlies mostrou-se maduro nos playoffs do ano passado e conduziu sua equipe para a disputa da final do Oeste contra o San Antonio Spurs. Tudo bem que não conseguiu repetir as melhores performances contra o time texano, mas ainda assim foi fundamental para levar sua equipe ao melhor lugar de sua história. Ficou com 14.6 pontos, 6.1 assistências e 2.2 roubadas.
8- Russell Westbrook (Oklahoma City Thunder)
Poderia estar bem acima do que o oitavo lugar, caso não começasse a temporada no estaleiro. Russell Westbrook é um jogador fantástico, com rara vocação para a definição no ataque. Lembra muito o estilo de jogo de Derrick Rose, comete muitos erros de ataque, não tem um arremesso de três tão apurado, mas ainda assim sabe defender, pegar rebotes, e criar o seu próprio arremesso sem qualquer problema. Uma pena que a sequência de 394 partidas será interrompida no início de 2013-14. Desde o seu início no Thunder, jamais havia deixado de atuar em um jogo. Ficou com 23.2 pontos, 7.4 assistências e 5.2 rebotes em 2012-13.
9- John Wall (Washington Wizards)
Se na temporada passada o Washington Wizards melhorou (e muito) de produção após a volta de John Wall, agora o time deverá brigar por melhores posições na conferência Leste com ele saudável. Wall, próximo de completar apenas 23 anos, entrará em sua quarta temporada na NBA como o principal jogador de sua equipe. Ele não é exatamente um grande arremessador, ou até mesmo defensor. Mas sabe conduzir bem seus colegas. Para se ter uma ideia, o armador foi o jogador com mais assistências para cestas de três pontos na temporada passada, quando obteve médias de 18.5 pontos, 7.6 passes decisivos e 4.0 rebotes.
10- Rajon Rondo (Boston Celtics)
Mais um caso de jogador que deveria estar brigando pelos primeiros lugares do ranking. Entretanto, a contusão no joelho deverá deixar o armador Rajon Rondo de fora de boa parte da temporada, podendo perder até dois meses. Outro problema é que o nível de seus colegas caiu consideravelmente. O Boston Celtics perdeu Kevin Garnett, Paul Pierce, e Jason Terry para o Brooklyn Nets. Sabendo da limitação em seus arremessos, resta saber se quando retornar, seus incríveis números serão os mesmos. Em 38 partidas na temporada passada, o camisa 9 obteve médias de 13.7 pontos, 11.1 assistências, 5.6 rebotes e 1.8 roubada.
11- Kemba Walker (Charlotte Bobcats)
Em apenas dois anos foi possível notar uma grande evolução do armador Kemba Walker, ainda que no combalido Charlotte Bobcats. Agora, com o reforço do pivô Al Jefferson, é provável que seus números vão crescer ainda mais. Walker obteve melhoras em todas as principais estatísticas de uma temporada para a outra, sustentando médias de 17.7 pontos, 5.9 assistências, 3.5 rebotes e 2.0 roubadas.
12- Brandon Jennings (Detroit Pistons)
No Milwaukee Bucks, Brandon Jennings reclamava o tempo todo pelo fato de ter que decidir (muitas das vezes de forma errada) quase todas as posses de bola. Agora que está no Detroit Pistons, já assumiu que fará o papel de organizador em um time que contará com Josh Smith, Greg Monroe, e Andre Drummond. E é bem provável que isso aconteça, ainda mais com o veterano Chauncey Billups como tutor. Em 2012-13, obteve médias de 17.4 pontos, 6.5 assistências e 1.6 roubada, convertendo péssimos 39.9% de arremessos de quadra.
13- Damian Lillard (Portland Trail Blazers)
Melhor calouro da temporada passada, Damian Lillard foi obrigado a jogar por 38 minutos por partida, algo que não deverá acontecer neste ano, graças a chegada do veterano armador Mo Williams, que estava no Utah Jazz. Ainda que Williams assuma mais a condição de ala-armador, ele deverá roubar algum tempo de quadra de Lillard na armação. Mesmo com isso, o camisa 0 será o principal organizador do Blazers e já com um pouco mais de experiência. Lillard ficou com médias de 19.0 pontos, 6.5 assistências e um aproveitamento de 36.8% nos arremessos de três.
14- Jrue Holiday (New Orleans Pelicans)
No Philadelphia 76ers, Jrue Holiday mostrou muito potencial e não por menos, atuou no Jogo das Estrelas do ano passado. Trocado para o New Orleans Pelicans, o armador não será o foco do ataque, mas um verdadeiro organizador, como ele mesmo já afirmou. Ao lado de Eric Gordon, Tyreke Evans, e o ala-pivô Anthony Davis, espera-se que Holiday terá um papel menos preponderante que nos anos anteriores, o que certamente facilitará essa transição. Em 2012-13, ele obteve médias de 17.7 pontos, 8.0 assistências e 1.6 roubada.
15- Eric Bledsoe (Phoenix Suns)
O armador Eric Bledsoe ainda não foi testado como titular efetivamente em sua carreira, mas no Phoenix Suns, deverá dividir a função com Goran Dragic. Bledsoe é daqueles jogadores que preenchem as estatísticas, porém seu jogo é muito mais que isso. Seu nível de dedicação na defesa é algo incrível e isso será bem mais notado nesta temporada. Espera-se que o armador de 23 anos faça de longe o seu melhor ano da carreira. Em 2012-13, ele ficou com médias de 8.5 pontos, 3.1 assistências e 1.4 roubada em apenas 20 minutos por partida no Los Angeles Clippers.
16- Ricky Rubio (Minnesota Timberwolves)
Juro. Eu queria selecionar Ricky Rubio em uma posição melhor. Mas como acreditar em um jogador que não consegue jogar sem se machucar gravemente? Em dois anos na NBA, o espanhol atuou em apenas 98 das 148 partidas possíveis. Enquanto está em quadra, é fantástico. Controle de bola, passes desconcertantes e muitos roubos de bola na linha de passe, fazem de Rubio um excelente jogador, talvez um dos melhores tecnicamente de toda a liga. Em 2012-13, obteve médias de 10.7 pontos, 7.3 assistências, 4.0 rebotes e 2.4 roubadas.
17- Ty Lawson (Denver Nuggets)
Talvez Ty Lawson ainda esteja se preparando para explodir na carreira. Talvez, ele já tenha atingido o seu limite. Enquanto paira essa dúvida, o armador conseguiu produzir bem na temporada passada, apesar de ver seu aproveitamento nos arremessos cair a cada ano, mas nada que seja alarmante. Em 2012-13, ele converteu 46.1%, o que é considerado muito bom para um jogador de sua posição. O problema que pode refletir diretamente em seus números é a presença de dois armadores de bastante respeito no elenco: Andre Miller e Nate Robinson. Obteve médias de 16.7 pontos e 6.9 assistências em 73 jogos na temporada passada.
18- Jeff Teague (Atlanta Hawks)
A saída de Joe Johnson do Atlanta Hawks implicou diretamente nos números de Jeff Teague, que assumiu a condição natural de armador principal da equipe com muito êxito. Agora, Teague terá um papel ainda maior, com mais uma baixa, a do ala Josh Smith, mesmo que Paul Millsap tenha chegado para cobrir essa vaga. A competição por minutos não deverá ser um grande problema, já que seu reserva imediato será o calouro Dennis Schroeder. Em 2012-13, ele obteve médias de 14.6 pontos, 7.2 assistências e 1.5 roubada.
19- Greivis Vasquez (Sacramento Kings)
Um dos melhores passadores da temporada passada, Greivis Vasquez trocou o New Orleans Pelicans pelo Sacramento Kings. Em um novo sistema, com jogadores mais prontos, Vasquez poderá reproduzir o seu melhor jogo na Califórnia. Seu ponto forte certamente é a visão de quadra, mas ele sabe arremessar (e bem). Em 2012-13, ele obteve médias de 13.9 pontos, 9.0 assistências e 34.2% de três pontos.
20- Raymond Felton (New York Knicks)
Já não me agrada tanto quanto em outros tempos, mas o armador Raymond Felton terá em seu favor o fato de Jason Kidd ter se aposentado, o que certamente lhe dará mais tempo de quadra e importância como organizador no New York Knicks. Seus reservas serão o veterano argentino Pablo Prigioni e Beno Udrih. Mais um ponto positivo para Felton, que obteve médias de 13.9 pontos, 5.5 assistências e 1.4 roubada em 2012-13.
21- Jameer Nelson (Orlando Magic)
Sem um elenco tão forte, o armador Jameer Nelson terá tudo para fazer seu melhor ano da carreira em 2013-14. Já mostrou evolução em relação ao ano anterior, após a saída de Dwight Howard. Agora, espera-se que o camisa 14 volte a apresentar seu melhor basquete, o que o credenciou para ser selecionado para o Jogo das Estrelas em 2008-09, mas que não atuou por ter se contundido. Nelson ficou com médias de 14.7 pontos, 7.4 assistências e 87.3% de aproveitamento nos lances livres em 2012-13.
22- George Hill (Indiana Pacers)
Ainda espero uma grande temporada de George Hill, que fará o seu terceiro ano jogando pelo Indiana Pacers. Entretanto, não é possível mudar muito o seu estilo de jogo ou do próprio time, o que deverá refletir em mais do mesmo. Seu reserva será C.J. Watson, substituindo D.J. Augustin, então até o seu tempo de quadra provavelmente será mantido, nos cerca de 34 minutos por partida. Em 2012-13, ele obteve 14.2 pontos, 4.7 assistências e 3.7 rebotes.
23- Jose Calderon (Dallas Mavericks)
Um armador que quase não comete erros ofensivos, tem uma ótima seleção de arremessos e de quebra, é um organizador de fato, deveria estar em uma posição melhor no ranking. O problema é que o espanhol Jose Calderon parece ter medo de ir para a cesta e tem a tendência de se contundir com alguma facilidade. Com Monta Ellis ao seu lado, aí é que esse pavor de arremessar deve ser aumentado. Em 2012-13, jogando pelo Toronto Raptors e Detroit Pistons, Calderon obteve médias de 11.3 pontos, 7.1 assistências e incríveis 46.1% de aproveitamento nos arremessos de longa distância.
24- Brandon Knight (Milwaukee Bucks)
Seu potencial parecia ser maior do que realmente foi traduzido em seus dois primeiros anos no Detroit Pistons, tanto que a equipe acabou desistindo de tentar desenvolvê-lo. Porém, Knight consegue contribuir mais do que fizera em Michigan, especialmente com seus arremessos de longa distância. Em 2012-13, o armador obteve médias de 13.3 pontos, 4.0 assistências e 36.7% de aproveitamento em três pontos.
25- Jeremy Lin (Houston Rockets)
Após um ano inteiro como titular, Jeremy Lin já foi testado e mostrou-se um bom jogador. Não faz o mesmo que produziu no New York Knicks, quando explodiu para o mundo da NBA, mas agora terá um pivô com excelente capacidade ofensiva para municiar todas as noites, Dwight Howard. Quase perdeu a vaga entre os 20 melhores para Steve Nash, do Los Angeles Lakers. Mas sabendo que Nash terá o tempo de quadra bastante reduzido, o veterano acabou sobrando. Em 2012-13, Lin obteve médias de 13.4 pontos, 6.1 assistências e 1.6 roubada.
Outros jogadores que poderiam constar na lista
Steve Nash (Los Angeles Lakers)
Não está na lista pelas explicações dadas acima. Tecnicamente, estaria entre os primeiros. Mas a idade e o tempo de quadra não ajudam.
Kyle Lowry (Toronto Raptors)
Foi só eu que me decepcionei tanto assim com a última temporada de Kyle Lowry? Sinceramente, esperava muito mais depois de vê-lo no Houston Rockets.
Goran Dragic (Phoenix Suns)
Com a presença de Eric Bledsoe, Goran Dragic pode até surpreender e assumir a condição de principal armador, mas por enquanto o primeiro parece ser uma aposta mais segura.
Trey Burke (Utah Jazz)
Ah, a contusão… Cotado para brigar pelo título de melhor calouro, Trey Burke já começa a temporada 2013-14 com o uniforme antigo de Derrick Rose. Serão até quatro meses fora de quadra. Uma pena, já que era esperado muito de um jogador com tanto talento.
Mario Chalmers (Miami Heat)
Foi citado apenas para cumprir a cota do Miami Heat. Obrigado.