O pivô DeMarcus Cousins pode acertar a extensão de seu contrato com o Sacramento Kings nos próximos dias. Segundo o repórter Marc Stein, da ESPN, franquia e atleta estariam em negociações avançadas para garantir sua permanência no time por tempo não revelado. É possível que o acordo seja confirmado ainda nesta semana.
O gerente-geral do Kings, Pete D’Alessandro, acompanhou o Eurobasket e deve retornar aos EUA nos próximos dias para finalizar o acerto com o jogador. Informações sobre os valores envolvidos no acerto não são conhecidos, mas sabe-se que Cousins deseja receber um contrato máximo: cinco temporadas de duração e US$80 milhões em salários.
A equipe da Califórnia e o pivô têm até 31 de outubro para chegarem a um acordo. A data é o prazo-limite estipulado pela liga para que as franquias acertem extensões de vínculo com os jogadores selecionados na primeira rodada do draft de 2010. Caso contrário, ele se tornará agente livre restrito ao fim da próxima temporada.
Dentre os calouros da classe de 2010, apenas dois atletas já acertaram o prolongamento de seus contratos: John Wall com o Washington Wizards e Larry Sanders com o Milwaukee Bucks. Além deles, o ala Paul George também estaria próximo de assegurar sua renovação prévia com o Indiana Pacers.
Com 23 anos recém-completos, Cousins tem três temporadas na NBA e 220 jogos disputados pelo Kings. Titular absoluto da equipe, ele tem médias de 16.3 pontos e 9.8 rebotes por partida. Apesar da alta produtividade, o pivô costuma ser mais lembrado pelo temperamento instável e comportamento desregrado. O jovem atleta brigou com o treinador Keith Smart, foi suspenso pelo time, esteve entre os líderes da liga em faltas técnicas e acabou expulso quatro vezes de quadra só na última temporada.