Os crescentes rumores sobre a possível saída do ala Luol Deng do Chicago Bulls não estão agradando nem um pouco ao treinador Tom Thibodeau. Pelo menos, isso é o que assegura Joe Cowley, do jornal Chicago Sun-Times. Segundo o repórter, o técnico seria um dos mais intensos defensores da permanência do jogador no elenco pelas próximas temporadas e já teria informado sua posição aos dirigentes da franquia.
“Pergunte a Tom quão importante ele pensa que Luol é para o time? Quão feliz você acha que ele ficaria se deixarem que o seu titular vá embora? Não muito”, contou uma fonte próxima da equipe a Cowley. Na última semana, o Bulls desistiu oficialmente de estender previamente o contrato do atleta e evitar que teste o mercado como agente livre irrestrito em 2014.
Em declaração concedida no fim da temporada regular passada, Thibodeau deixou claro que Deng é uma parte fundamental do sucesso do time do Chicago. “Se não estivermos pegando rebotes, Luol vai atrás deles. Se não estivermos arremessando bem, ele será ótimo na defesa. Não importa como a partida se encaminhe, ele vai estar lá para ajudá-lo no final e tem grande impacto nas vitórias. Não dá para pedir mais de um de seus melhores jogadores”, exaltou.
Uma saída do ala pode servir para acirrar de vez a suposta rivalidade que vem se formando entre Thibodeau e o gerente-geral Gar Forman. Nesta offseason, o GM dispensou sem aviso prévio o principal assistente-técnico e braço-direito do treinador, Ron Adams, criando grande mal-estar nos bastidores do time.
Deng, de 28 anos, tem sua carreira profissional inteira disputada com a camisa do Bulls. São nove temporadas e mais de 600 partidas pela equipe de Illinois, que virá ao Brasil para enfrentar o Washington Wizards em 12 de outubro. Em 75 jogos realizados na campanha 2012-13, o versátil ala registrou médias de 16.5 pontos, 6.3 rebotes, 3.0 assistências e quase 43% de aproveitamento nos arremessos de quadra.