A contratação do ala Andrei Kirilenko pelo Brooklyn Nets fez com que a direção da NBA investigasse a negociação. Primeiro, porque o ala russo declinou o acordo que tinha com o Minnesota Timberwolves, no valor de $10.2 milhões de dólares por uma temporada. Depois, o jogador assinou com o Nets por cerca de $3.1 milhões de dólares.
O acerto com a equipe de Nova York teria dado a entender que o presidente do Nets, o também russo Mikhail Prokhorov, pagou por fora para ter o jogador. No entanto, a NBA não encontrou nada que pudesse impedir a assinatura.
“Quando existe uma reclamação formal, a Liga precisa averiguar”, afirmou um diretor da NBA ao jornalista Fred Kerber, do jornal New York Post. “Foi uma investigação minuciosa e bastante cuidadosa. Procuraram por tudo”.
O agente de Kirilenko, Marc Fleisher, optou por não comentar sobre a investigação, mas disse que concordou com a opção do atleta em jogar pelo Nets.
“Basicamente, as ofertas que tivemos de outros times eram muito difíceis de darem certo”, disse Fleisher. “Foi um passo importante para ele, especialmente quando vimos que as outras ofertas não seriam concretizadas”.
Kirilenko passou um ano jogando na Rússia, após dez temporadas no Utah Jazz. Em 2012-13, ele assinou um contrato com o Minnesota Timberwolves por dois anos, mas acabou ficando por apenas um, quando obteve médias de 12.4 pontos, 5.7 rebotes, 2.8 assistências, 1.5 roubada e 1.0 bloqueio, em 64 partidas.