Nesta offseason, o Dallas Mavericks apostava suas fichas na contratação de Dwight Howard ou Andrew Bynum para assumir a posição cinco do time na próxima temporada. Ambos não chegaram e, agora, a franquia se vê obrigada a correr atrás do que o mercado ainda oferece em termos de pivôs na tentativa de fechar seu elenco. O foco dos texanos no momento está direcionado para dois jogadores: Samuel Dalembert e Greg Oden.
Dalembert é a opção que mais interessa e inspira confiança. De acordo com Tim MacMahon, da filial de Dallas da ESPN, a negociação entre as partes está em nível avançado e a equipe espera anunciar o acerto com o agente livre irrestrito do Milwaukee Bucks nos próximos dias. O acordo renderia salário anual na faixa dos US$3 milhões ao atleta de origem haitiana.
Já um acerto com Oden envolve uma situação bem mais complicada. O pivô de 25 anos, que não joga desde 2009 e fará mais uma tentativa de retorno às quadras, interessa a (no mínimo) outros cinco times. San Antonio Spurs e Miami Heat seriam os favoritos na concorrência pelo atleta, mas seu empresário já disse que uma decisão só deverá ser tomada em agosto.
Dalembert, de 32 anos, possui 11 temporadas de experiência na NBA e está para completar 800 jogos disputados como profissional. Quarenta e sete deles foram realizados na última campanha, quando ele anotou médias de 6.7 pontos e 5.9 rebotes em pouco mais de 16 minutos de ação.
Oden, por sua vez, foi o primeiro escolhido do draft de 2007 e parecia destinado a ser um astro no basquete profissional. No entanto, uma série devastadora de lesões praticamente acabou com sua carreira. Ele só participou de 82 partidas na NBA, anotando 9.4 pontos, 7.3 rebotes e quase 58% de acerto nos arremessos de quadra.