O pivô Al Jefferson fechou nesta quinta-feira um acordo verbal com o Charlotte Bobcats. De acordo com Marc Stein, da ESPN, o jogador de 28 anos assinará contrato de três temporadas e vai receber cerca de US$40,5 milhões no período. Para viabilizar o acerto, a franquia deverá usar sua cláusula de anistia para dispensar o ala-pivô Tyrus Thomas.
O atleta, que era agente livre irrestrito do Utah Jazz, passou os últimos dois dias conversando com a diretoria do time da Carolina do Norte. Ele pretendia esperar por possíveis ofertas que outros times fariam depois da definição do destino do astro Dwight Howard, mas a proposta apresentada pelo Bobcats convenceu-o a se comprometer imediatamente. O pivô terá a opção de rescindir o vínculo após o segundo ano.
Jefferson vinha sendo um dos melhores jogadores do Jazz nas últimas três temporadas, mas a franquia de Salt Lake City abriu mão de seus direitos para focar esforços na renovação do ala-pivô Paul Millsap. Com a saída do titular, os jovens Derrick Favors e Enes Kanter vão ganhar maior espaço na rotação de garrafão do técnico Tyrone Corbin na campanha 2013-14.
Equipe que cravou a pior recorde da história da liga em 2012, o Bobcats terminou a última temporada na 14ª colocação da conferência Leste, com 21 vitórias e 61 derrotas. O time trabalha com uma base jovem, que conta com valores como Kemba Walker e Michael Kidd-Gilchrist. No draft deste ano, o pivô Cody Zeller foi adicionado ao elenco.
Jefferson está na NBA desde 2004 e, antes do Jazz, passou por Boston Celtics e Minnesota Timberwolves. Em 628 partidas disputadas na carreira, o jogador possui médias de 16.4 pontos, 9.0 rebotes, 1.4 toco e 50% de aproveitamento nos arremessos de quadra.