Para Raulzinho Neto, o sonho de jogar na NBA começou de forma oficial na tarde desta sexta-feira. O armador brasileiro, selecionado na 47ª posição do draft desta quinta, foi apresentado pelo Utah Jazz em entrevista coletiva para a imprensa de Salt Lake City. O evento também contou com a presença das duas escolhas de primeira rodada da franquia: o armador Trey Burke e o pivô Rudy Gobert.
“Meu pai sempre gostou do Jazz por causa de John Stockton, então estou muito feliz por estar aqui e quero agradecê-los pela oportunidade. Vou fazer o meu melhor para provar que posso jogar na NBA”, disse Raulzinho, que foi escolhido pelo Atlanta Hawks e negociado com o Jazz logo em seguida.
O gerente-geral do time, Dennis Lindsey, iniciou a entrevista cometendo uma falha e chamando o brasileiro de Raul Lopez. No entanto, desculpando-se segundos depois, ele fez vários elogios ao jovem e revelou algo surpreendente: a influência direta de outro jogador em sua seleção.
“Quando estava no San Antonio Spurs, Tiago Splitter sempre nos falou que Raul era alguém em quem deveríamos prestar atenção. Ele estava certo”, contou Lindsey, que foi assistente da gerência da franquia texana por cinco anos (2007-12) e definiu Raulzinho como “um armador puro que realmente sabe jogar”.
A apresentação formal não garante, porém, que o atleta brasileiro será trazido de imediato pelo Jazz. Ele tem contrato com o Lagun Aro, da Espanha, até 2016 e não deverá ser liberado pela equipe – recém-rebaixada para a segunda divisão – sem o pagamento da multa rescisória prevista em contrato. “Nós manteremos a decisão em aberto sobre Raul, mas ele vai ser parte da família Jazz”, garantiu o gerente-geral.