O ala-armador Andre Iguodala não retornará ao seu contrato com o Denver Nuggets. O jogador, que ainda tinha mais um ano em seu acordo, assinado na época que jogava pelo Philadelphia 76ers, optou por tornar-se agente livre irrestrito, segundo o jornalista Adrian Wojnarowski, do site Yahoo! Sports.
“Nós sabemos de suas intenções e ele sabe que nós o queremos de volta”, afirmou Josh Kroenke, presidente da equipe. “Ele é a prioridade em nossa organização”.
Iguodala, que teria para receber em torno de $15.9 milhões de dólares por mais uma temporada, chegou ao Nuggets no início de 2012-13 após uma troca entre quatro equipes. Na ocasião, Andrew Bynum foi para o Sixers, enquanto Dwight Howard se juntou ao Los Angeles Lakers.
Aos 29 anos, Iguodala torna-se um dos principais nomes no mercado, ao lado de Chris Paul, do Los Angeles Clippers. Howard e Bynum, envolvidos naquela transação, também serão free agents.
O jogador ainda pode retornar ao Nuggets, com um contrato de até cinco anos. Caso ele assine com outra equipe, seu acordo será de no máximo quatro temporadas, segundo as novas regras da NBA. Acredita-se que Iguodala teria ficado irritado com as saídas de Masai Ujiri e George Karl, recentemente, e não estaria muito disposto a seguir na equipe.
Vários times deverão tentar assinar com o ala-armador, entre eles o Atlanta Hawks, Cleveland Cavaliers, Dallas Mavericks, Detroit Pistons, Houston Rockets, e New Orleans Pelicans, de acordo com as fontes de Wojnarowski.
Depois de oito anos no Sixers, Iguodala ficou no Nuggets por apenas uma temporada. Em 2012-13, ele obteve médias de 13.0 pontos, 5.3 rebotes e 5.4 assistências em 80 partidas.