O Los Angeles Clippers anunciou na tarde desta terça-feira que o treinador Vinny Del Negro não terá seu contrato renovado pela franquia. O vínculo do técnico termina em julho e nem mesmo a conquista do primeiro título de divisão da história do time conseguiu garantir sua permanência no cargo. Os angelinos acabaram eliminados na primeira rodada dos playoffs, contra o Memphis Grizzlies, em seis jogos.
“Nós gostaríamos de agradecer Vinny por tudo que fez em seus três anos com a organização. Ele ajudou a equipe a vencer o título da Divisão do Pacífico e apreciamos tudo que, ao lado de sua comissão técnica, conquistou aqui. Foi uma decisão difícil, mas sentimos que era a melhor decisão para o futuro da franquia”, declarou o vice-presidente Gary Sacks, por meio de nota oficial.
Agora, o Clippers se une a uma série de times (Hawks, Bobcats, Pistons, Bucks, 76ers, Suns) que estão no mercado em busca de um treinador. De acordo com Adrian Wojnarowski, do site Yahoo! Sports, três prováveis candidatos ao cargo seriam Mike Malone (assistente do Golden State Warriors), Lionel Hollins (técnico do Grizzlies, cujo contrato expira em julho) e Byron Scott (ex-Cleveland Cavaliers).
Del Negro, de 46 anos, estava no comando do Clippers desde 2010. Anteriormente, ele passou pelo Chicago Bulls por dois anos. Em 230 partidas a frente da equipe de Los Angeles, o técnico acumulou 128 vitórias e 102 derrotas. No período, ele conseguiu vaga aos playoffs em duas oportunidades, vencendo uma série (Grizzlies, 2012) e perdendo outras duas (Spurs, 2012 e Grizzlies, 2013).