Rasheed Wallace vai deixar o basquete profissional pela segunda vez. O New York Knicks anunciou na tarde desta quarta-feira que o ala-pivô está se aposentando novamente e não disputará os playoffs, que começam no próximo sábado. Sua primeira despedida do esporte havia acontecido em 2010, mas ele decidiu retornar em outubro do ano passado.
Wallace ficou afastado da maior parte da temporada por conta de uma fratura no pé direito. Ele voltou a jogar na última segunda-feira, contra o Charlotte Bobcats, mas não aguentou as dores na região e permaneceu em quadra por apenas quatro minutos. É especulado que o problema seja crônico e o polêmico atleta tenha que conviver com as dores pelo resto da vida.
“Rasheed deu ao time tudo que tinha. Ele é um vencedor, um verdadeiro profissional e um líder dentro e fora de quadra. No entanto, infelizmente, a contusão não vai permitir que jogue os playoffs”, contou o treinador Mike Woodson, por meio de nota oficial liberada pela franquia.
A inesperada aposentadoria fez com que o Knicks, em caráter emergencial, contratasse Earl Barron. O pivô de 31 anos chega para preencher a vaga aberta no elenco nova-iorquino e estará à disposição de Woodson para o início dos playoffs. Ele tem 123 jogos disputados na NBA por sete franquias diferentes – incluindo o próprio Knicks, em 2010.
Wallace, de 38 anos, finaliza sua carreira profissional após 16 temporadas na NBA. Entre seus feitos na liga estão o título como titular do Detroit Pistons (2004) e quatro convocações para o Jogo das Estrelas (2000, 01, 06 e 08). Em 1.109 partidas disputadas, ele acumulou médias de 14.4 pontos, 6.7 rebotes e quase 47% de aproveitamento nos arremessos de quadra.