Muitos imaginavam que o afastamento do armador Rajon Rondo pelo restante da temporada marcaria o fim das chances do Boston Celtics de assegurar uma vaga nos playoffs. Na prática, porém, a história não poderia ter se revelado mais diferente. A franquia acumula 13 vitórias e apenas quatro derrotas desde que o então principal atleta do time rompeu o ligamento anterior cruzado do joelho.
Em entrevista a Gary Washburn, do jornal Boston Globe, o treinador Doc Rivers comentou o surpreendente bom momento vivido pela equipe: “Eu simplesmente acho que estamos jogando melhor, mesmo com todas as contusões. Nós temos que seguir em frente. Acho que os atletas perceberam que, agora, não há mais margem para erros”.
Além de Rondo, o Celtics perdeu outros dois jogadores que vinham sendo importantes na rotação pelo resto da temporada: o armador brasileiro Leandrinho Barbosa e o ala-pivô Jared Sullinger.
Para o ídolo Paul Pierce, o sucesso atual do time pode ser creditado em parte à imprensa. “Todos nós ouvimos que, por causa das lesões, não seríamos mais capazes de ir aos playoffs ou fazer frente aos times de elite do Leste. Essas coisas mexem com o nosso orgulho e fazem com que joguemos melhor”, contou.
O Celtics ocupa a sétima posição da conferência Leste, com 33 vitórias e 27 derrotas, e vive uma sequência de quatro triunfos consecutivos.