Morreu na manhã desta segunda-feira o dono do Los Angeles Lakers, Jerry Buss. Ele havia completado 80 anos no mês de janeiro e estava no comando da equipe californiana há 33 temporadas.
Buss foi um dos principais responsáveis pelo sucesso que a franquia teve nas últimas três décadas. Com ele, o Lakers foi para os playoffs em 31 oportunidades e foi para 16 finais, obtendo dez títulos da NBA.
“Jerry Buss ajudou a transformar a NBA no que ela é hoje”, afirmou David Stern, comissário da liga. “Ele nos mostrou o Showtime [geração que deu cinco títulos ao Lakers] e mostrou ainda que os ginásios não precisam ter o foco apenas no basquete, mas também no entretenimento”.
Em 1979, Buss comprou o Lakers, o Los Angeles Kings (NHL), o antigo ginásio The Forum of Inglewood, além de uma propriedade em Sierra Nevada por $67.5 milhões de dólares. Hoje, o Lakers tem um valor estimado de $1 bilhão de dólares.
“Eu sei o quanto ele se esforçou e o quanto ele amava o jogo”, disse Lamar Odom, ex-jogador do Lakers. “Ele estava sempre próximo do time, seja nas viagens ou nos jogos em casa. Ele era o melhor. É muito difícil ouvir sobre sua morte”.
Buss batalhava contra um câncer e havia sido hospitalizado na semana passada.