O técnico Gregg Popovich está contente com as últimas atuações do brasileiro Tiago Splitter, que pela primeira vez em três anos de NBA, conseguiu uma sequência no time titular do San Antonio Spurs.
Perguntado se Splitter seguirá no quinteto inicial, Popovich disse: “Ele é o nosso cara”.
Já são 13 partidas seguidas em que o camisa 22 começa jogando. A primeira vez em 2012-13 foi contra o Los Angeles Lakers, de Dwight Howard e Pau Gasol. Splitter somou nove pontos e nove rebotes na vitória fora de casa. Depois, foi titular novamente contra o Miami Heat e saiu de quadra com 18 pontos e nove rebotes.
“Eu estava muito empolgado para começar aquela partida contra o Lakers”, afirmou Splitter. “Agora, fico muito empolgado para começar todas e ajudar o meu time”.
Em dezembro, Splitter anotou ao menos dez pontos em nove jogos consecutivos. Contra o Lakers, na última quarta-feira, ele destacou-se novamente ao fazer 14 pontos e pegar 14 rebotes.
Um grande detalhe ocorreu em 2012-13. Splitter está convertendo seus lances livres. Ele acertou 40 dos últimos 46 tentados e em janeiro, o brasileiro errou apenas um 19 que cobrou.
“Não quero falar sobre isso”, disse Splitter. “As coisas estão indo tão bem que eu não quero nem tocar nesse assunto”.
Na primeira temporada pelo Spurs, ele converteu 54.3%, seguido de 69.1% em 2011-12. Agora, ele possui 74.8% de aproveitamento.
Nesta temporada, ele possui médias de 9.5 pontos, 5.2 rebotes, 1.3 assistência, 0.8 bloqueio, convertendo 57.6% de seus arremessos de quadra.