[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=9ZEaFjSlM-E]
Los Angeles Lakers 105 X 108 San Antonio Spurs
O Los Angeles Lakers viajou até o Texas nesta quarta-feira e perdeu o 20º jogo na temporada de maneira dramática. Após emplacar uma improvável reação nos minutos finais para manter vivas as esperanças de vitória, o time angelino desperdiçou a chance de levar a partida diante do San Antonio Spurs para o tempo extra na última posse de bola. No fim das contas, a equipe do brasileiro Tiago Splitter comemorou a vitória por 108 a 105 e impuseram o quinto revés seguido aos comandados de Mike D’Antoni.
O Spurs tomou o controle do marcador logo nos primeiros minutos de confronto, mas só abriria vantagem de dígitos duplos na segunda metade do segundo período. Os texanos chegaram a ter 17 pontos de frente no retorno dos intervalos e dianteira de 16 faltando sete minutos para o fim do jogo. Ainda assim, o Lakers voltaria para a partida. Anotando 17 dos 21 pontos registrados nos quatro minutos seguintes, os visitantes conseguiriam a se colocar em condições de vencer.
E os visitantes não puderam reclamar de falta de oportunidades. Três pontos atrás no marcador, eles tiveram três tentativas de longa distância para empatar o duelo pela primeira vez desde o primeiro quarto. Erraram todas. Com dez segundos para o estouro do cronômetro, após erro de Tony Parker, eles conseguiriam mais duas chances. E, novamente, falharam: Kobe Bryant e Earl Clark não foram capazes de acertar a bola da prorrogação.
Kobe, que fez primeiro tempo apagado e liderou a reação do Lakers, acabou a partida como cestinha: 27 pontos. Metta World Peace fez outros 23, enquanto Clark saiu do banco para anotar 22. Pelo Spurs, Parker (24) e Manu Ginobili (19) foram os principais pontuadores. O brasileiro Tiago Splitter teve mais uma boa atuação: 14 pontos e 14 rebotes.
Destaques
LA Lakers
Kobe Bryant: 27 pontos, quatro rebotes e cinco assistências
Metta World Peace: 23 pontos, oito rebotes e sete roubos de bola
Earl Clark: 22 pontos e 13 rebotes
Steve Nash: 14 pontos e nove assistências
San Antonio
Tony Parker: 24 pontos, seis assistências e seis erros de ataque
Manu Ginobili: 19 pontos e oito rebotes
Tiago Splitter: 14 pontos e 14 rebotes
Stephen Jackson: 14 pontos
Gary Neal: 12 pontos
Kawhi Leonard: 11 pontos
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=3Llzi-2BwYE]
Houston Rockets 79 X 88 New Orleans Hornets
Último colocado da conferência Oeste, o New Orleans Hornets conseguiu uma representativa vitória em casa. Os comandados de Monty Williams superaram o Houston Rockets, que vinha de cinco vitórias consecutivas, por 88 a 79. O resultado não tirou os anfitriões da “lanterna” e nem a franquia do Texas da sexta posição no Oeste.
A vitória dos donos da casa veio depois de um excelente último quarto. O Rockets esteve na frente do marcador desde o segundo período e chegou a abrir 11 pontos de vantagem no retorno do intervalo. Liderado de forma improvável pelo veterano Roger Mason, porém, o Hornets faria 12 minutos finais irrepreensíveis para virar o confronto sem dar chances ao adversário. O ala-armador anotou 15 pontos no quarto – cinco a mais do que todo o time visitante – e foi fundamental para fechar a parcial em massacrantes 29 a 10.
Ofensivamente minado no período decisivo, o Thunder só teve um atleta que passou dos dez pontos: James Harden, com 25. Por outro lado, a equipe de Nova Orleans teve três jogadores como cestinhas – Mason, Greivis Vasquez e Jason Smith fizeram 17 pontos cada.
Destaques
Houston
James Harden: 25 pontos e sete erros de ataque
Jeremy Lin: nove pontos, cinco rebotes, cinco assistências, cinco roubos de bola e cinco erros de ataque
Nova Orleans
Greivis Vasquez: 17 pontos e 11 assistências
Jason Smith: 17 pontos, dez rebotes e três tocos
Roger Mason: 17 pontos e cinco rebotes
Robin Lopez: 14 pontos
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=evP31q3aCeA]
Milwaukee Bucks 104 X 96 Chicago Bulls
O Chicago Bulls foi surpreendido em casa na noite desta quarta. A equipe viu uma sequência de três vitórias ser quebrada pelo Milwaukee Bucks, que viajou até Illinois e derrotou os locais por 104 a 96. Esta foi a 18ª vitória dos visitantes, que estão na sétima posição da conferência Leste.
Os comandados de Tom Thibodeau tiveram amplo domínio da partida nos 12 minutos iniciais e até abriram vantagem de 15 pontos no marcador. A partir de então, progressivamente, o time da casa acabaria sendo dominado pelo Bucks e viu o jogo sair de suas mãos. No segundo quarto, a diferença no placar seria drasticamente derrubada.
Após o intervalo, não demorou muito para que os visitantes tomassem a liderança. O Bulls resistiu e manteve o confronto emparelhado, mas a situação ficaria insustentável no último período. Liderado por Mike Dunleavy e Brandon Jennings, o time de Milwaukee construiria pequena diferença que seria capaz de administrar até os minutos finais para sacramentar o triunfo.
Jennings foi o grande destaque da noite, saindo com a vitória e 35 pontos na conta. Dunleavy saiu do banco de reserva para ajudar com outros 16. Pelo Bulls, a maior marca de pontuação ficou por conta do ala-pivô Carlos Boozer: 22 pontos.
Destaques
Milwaukee
Brandon Jennings: 35 pontos, seis rebotes e seis assistências
Mike Dunleavy: 16 pontos
Monta Ellis: 14 pontos, cinco rebotes, cinco assistências e cinco roubos de bola
Ersan Ilyasova: 13 pontos e seis rebotes
Chicago
Carlos Boozer: 22 pontos e 11 rebotes
Nate Robinson: 19 pontos, cinco rebotes, seis assistências e cinco roubos de bola
Luol Deng: 18 pontos e cinco rebotes
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=KGjSnOnXD0g]
Minnesota Timberwolves 84 X 106 Oklahoma City Thunder
Segundo melhor time da temporada, o Oklahoma City Thunder não encontrou problemas para fazer jus ao seu mando de quadra e alcançar a 27ª vitória na temporada. A vítima desta vez foi o Minnesota Timberwolves, que teve seu 16º resultado negativo em 32 compromisso. Ao fim do jogo, o placar anotava 106 a 84 em favor dos locais.
Os visitantes até começaram melhor o jogo, mas só conseguiriam manter a partida equilibrada até a metade do segundo quarto. Naquele momento, o time da casa fez uma série de 14 pontos respondidos por apenas dois do oponente para disparar na liderança. O Twolves esboçaria reação ainda antes do intervalo, mas sofreu nova série de pontos no terceiro quarto da qual não conseguiria mais se recuperar. Ao Thunder, bastou cuidado e tempo para comemorar mais um triunfo na temporada.
Os três principais anotadores da noite atuaram do lado vencedor: Kevin Durant (26), Russell Westbrook (23) e Kevin Martin (19). Pelo Timberwolves, o armador Alexey Shved marcou 18 pontos, enquanto o pivô Nikola Pekovic contribuiu (em vão) com outros 17.
Destaques
Minnesota
Alexey Shved: 18 pontos e sete erros de ataque
Nikola Pekovic: 17 pontos e dez rebotes
Derrick Williams: 14 pontos e 11 rebotes
Luke Ridnour: 11 pontos, seis assistências e quatro roubos de bola
Oklahoma City
Kevin Durant: 26 pontos, oito rebotes, três roubos de bola e quatro tocos
Russell Westbrook: 23 pontos, oito rebotes e sete assistências
Kevin Martin: 19 pontos
Thabo Sefolosha: dez pontos e três roubos de bola