Boas escolhas de draft deveriam ser o recurso utilizado por equipes fracas para subir de produção e se tornarem competitivas. Não é o que acontece com o Washington Wizards. A franquia teve uma das seis primeiras seleções dos últimos três recrutamentos, mas possui a pior campanha desta temporada. E as perspectivas para o futuro não são muito melhores. Pelo menos, essa é a opinião do técnico e comentarista da rede NBC Sports, Stan Van Gundy.
“Para ser sincero, eu não acho que eles tenham o talento para melhorar. Gostaria de dizer que só precisam de tempo, mas não acredito que seja o caso. O elenco não faz muito sentido para mim e não sei em torno de quem você vai construir algo. Certamente, não há nenhum jogador naquele grupo em que se pode basear a construção de uma equipe”, avaliou Van Gundy, em entrevista a um programa de rádio da ESPN.
O ex-treinador do Orlando Magic sabe que o Wizards considera o jovem John Wall como peça central de seu plano, mas não confia no primeiro escolhido do draft de 2010. “Eu não acho que John seja bom o bastante para se construir um time em torno. É talentoso e possui velocidade de elite, mas armador é uma posição em que a tomada de decisões é o que te faz realmente especial. Não vi qualquer indicação de que ele tome grandes decisões dentro de quadra”, disse, sem sutilezas.
Wall tem 22 anos e ainda não jogou nesta temporada por conta de uma fratura no joelho esquerdo. A previsão inicial era que o atleta voltasse a atuar em novembro, mas ele segue afastado das quadras. Em 135 partidas disputadas na NBA, o armador acumula 16.3 pontos, 4.6 rebotes, 8.2 assistências e 41.6% de aproveitamento nos arremessos de quadra.