Vivo/Franca 77 x 82 Flamengo
Ainda de “ressaca” pela perda do título da Liga Sulamericana, na última quinta-feira, na Argentina, o Flamengo foi até o interior de São Paulo e venceu o Vivo/Franca por 82 a 77, no Ginásio Pedrocão.
Com o resultado, o time carioca, que não disputava uma partida do NBB há 16 dias, alcançou a segunda vitória em dois jogos. Já a equipe de Franca, que vinha de quatro triunfos seguidos, perdeu a segunda partida, em seis disputadas.
A partida foi bastante equilibrada, sendo decidida apenas nos instantes finais. O Flamengo teve um bom aproveitamento nos lances livres e saiu de quadra com o triunfo sobre o jovem time francano.
O ala-armador Vitor Benite, com 21 pontos e quatro assistências, e o ala-pivô Olivinha, que anotou 17 pontos e pegou 11 rebotes foram os destaques da equipe rubro-negra. Pela time francano, o destaque mais uma vez foi o jovem pivô Lucas Mariano, que conseguiu o duplo duplo ao marcar 17 pontos e apanhar dez rebotes.
Unitri/Universo/Uberlândia 95 x 89 Uniceub/BRB/Brasília
O Unitri/Universo/Uberlândia segue em boa fase no NBB 5 e conquistou um grande resultado jogando diante de sua torcida. A equipe mineira derrotou o atual tricampeão do torneio por 95 a 89 e chegou à quarta vitória, em cinco jogos. Já o time de Brasília, que ficou 16 dias sem disputar jogos do NBB em razão da Liga Sulamericana, perdeu a primeira partida, em apenas duas disputadas.
O time da casa dominou o primeiro tempo de jogo e foi para os vestiários com uma vantagem de 20 pontos: 46 a 26. Na segunda metade de jogo, Brasília acordou e encostou no placar. No terceiro quarto, os candangos fizeram 33 a 16 e a diferença caiu para apenas três pontos (62 a 59). No período final, o ala norte-americano Robert Day chamou a responsabilidade. Ele anotou 13 dos 33 pontos da equipe e ajudou o Uberlândia a sair de quadra com o triunfo.
Day foi mesmo o destaque do time uberlandense, com 28 pontos, quatro rebotes e cinco assistências. Outro que teve boa atuação foi o pivô Cipolini, que quase alcançou o duplo duplo: 14 pontos e nove rebotes.
Já por Brasília, a principal figura em quadra foi o armador Nezinho, cestinha do jogo, com 33 pontos (16 deles no terceiro quarto). O ala-pivô Guilherme Giovannoni, que anotou 21 pontos e pegou sete rebotes, também se destacou.
Pinheiros/SKY 102 x 100 Winner/Kabum/Limeira
Em um jogo dramático realizado na capital paulista, o Pinheiros/SKY derrotou o Winner/Kabum/Limeira por 102 a 100, após a disputa de uma prorrogação. Com o resultado, o Pinheiros chegou à segunda vitória, em três jogos, enquanto Limeira perdeu a quarta partida, em seis disputadas.
Faltando dez segundos para o final do último quarto, o time visitante vencia por 83 a 79. O ala norte-americano Shamell acertou uma bola de três pontos quando faltavam cinco segundos para o término da partida. No lance seguinte, o mesmo Shamell roubou a bola e a passou para o outro norte-americano da equipe, o ala-armador Joe Smith, que sofreu falta. Ele foi para a linha dos lances livres e converteu apenas um, levando a partida para a prorrogação.
No tempo extra, Smith se recuperou do erro no final do tempo regulamentar e acertou uma bola de dois pontos a seis segundos para o fim. Limeira ainda teve a chance de passar à frente com o ala Matheus Dalla, que errou o arremesso de três pontos, dando números finais ao duelo.
Shamell foi o cestinha do Pinheiros, com 27 pontos. Outros que tiveram boa atuação foram Smith e o armador Paulinho Boracini, que contribuíram com 22 pontos e cinco assistências cada um. O pivô Mineiro conseguiu o duplo duplo ao marcar 20 pontos e pegar 11 rebotes.
Pelo time de Limeira, o destaque foi o armador Hélio, cestinha da partida, com 28 pontos. Ele ainda pegou quatro rebotes e distribuiu sete assistências. O ala-pivô Fernando Mineiro e o pivô Guilherme Hubner anotaram 16 pontos cada um.
Crédito da foto (Newton Nogueira/Divulgação)