O retorno de Brandon Roy ao basquete profissional foi muito comemorado pelos torcedores da NBA, mas o ala-armador não tem tido vida fácil dentro de quadra. Em seus quatro primeiros jogos na temporada, ele anotou apenas 5.8 pontos e converteu 26.7% dos arremessos que tentou. Consciente, o atleta de 28 anos admitiu que algum tempo será necessário para se readaptar à NBA e readquirir a melhor condição física.
“De alguma forma, eu já esperava isso. A temporada regular é corrida e muito intensa. Os times estão colocando suas melhores estratégias defensivas em ação, comparando com os amistosos de preparação. Vou precisar de algum tempo”, afirmou Roy, que iniciou a carreira profissional em 2006.
Por conta de seguidas lesões no joelho, o jogador chegou a anunciar a aposentadoria no ano passado. Por isso, ele nunca teve em mente começar a temporada com força máxima. “Meu plano não era aparecer e fazer tudo de cara, mas estar pronto para a reta final da campanha. Minhas pernas ainda estão um pouco pesadas e meu arremesso está ‘descalibrado’. Assim que minhas pernas estiverem mais leves, o jogo vai ser mais fácil”, contou.
Apesar da baixa pontuação, Roy vem se destacando nos passes. Ele possui média de 5.5 assistências nas quatro partidas – marca mais alta do Twolves na temporada. Para o técnico Rick Adelman, o comandado tem contribuído consideravelmente para o bom momento da equipe.
“Mesmo sem pontuar, ele ainda é produtivo. Está conseguindo atrair a marcação e encontrar os companheiros livres, o que é tão importante quanto acertar arremessos. O principal para Brandon é continuar saudável e jogar todos os dias”, elogiou o treinador.
Convocado para o Jogo das Estrelas em duas oportunidades, Roy possui 325 partidas disputadas no basquete profissional norte-americano. Suas médias na carreira são de 18.9 pontos, 4.3 rebotes, 4.7 assistências e 45.9% de aproveitamento nos arremessos de quadra.