O técnico Mike Brown, do Los Angeles Lakers, que chegou a ser o Treinador do Ano em 2009, sempre foi alvo de críticas por seu trabalho, e o fraco início da franquia após a aquisição dos All-Stars Steve Nash e Dwight Howard (dez derrotas seguidas contando com a pré-temporada) fez com que ele fosse altamente cotado para ser demitido.
O desempenho ruim seria explicado porque Brown tenta implantar um novo sistema ofensivo no Lakers, a Princeton Offense, focado em um jogo coletivo e sem individualismos, bem diferente dos triângulos ofensivos consagrados pelo antigo treinador, Phil Jackson – que foi quem conquistou mais títulos na história da NBA, 11 no total; o problema é que tanto o ataque quanto a defesa (especialidade dele) estão sendo péssimos.
Segundo Alex Kennedy, que escreve para o site especializado Hoopsworld, dois nomes crescem nos bastidores da franquia para assumir o lugar de Brown o mais rápido possível: o consagrado Jerry Sloan, que marcou época no Utah Jazz, e Mike D’Antoni, um dos maiores especialistas de ataque da NBA.
De acordo com uma fonte não identificada, Sloan já estaria sendo cotado para assumir o Lakers no dia 1º de dezembro: “Nash and Howard são os novos Stockton e Malone. Ele quer um anel e não se importa com dinheiro, e não considerou assumir Orlando Magic, Charlotte Bobcats e Portland Trail Blazers nesse verão porque sabia que Los Angeles iria ficar sem treinador”.
Jerry Sloan tem 70 anos e foi treinador do Utah Jazz por 22 temporadas consecutivas, até deixar o cargo em 2011. Tem 1221 vitórias e 803 derrotas na NBA, e levou a franquia até as finais da NBA em duas oportunidades, 97 e 98, perdendo para o Chicago Bulls em ambas as vezes.
Mike D’Antoni tem 61 anos e se consagrou no Phoenix Suns (comandando Steve Nash), quando seu sistema de Run and Gun levou a franquia a duas finais de conferência em 2005 e 2007. Seu último trabalho foi pelo New York Knicks , quando foi demitido durante a última temporada. Seus números são de 388 vitórias e 339 derrotas.