O Cleveland Cavaliers estreou na temporada 2012-13 com o pé direito. O time comandado por Byron Scott passou sufoco no último período, mas fez o dever de casa e derrotou o desfalcado Washington Wizards – sem Nenê e John Wall – por 94 a 84. Além da vitória, Anderson Varejão pôde comemorar também o fato de ter quebrado seus recordes pessoais em rebotes (23) e assistências (nove) na partida.
Com defesa muito mais eficiente do que o adversário, o Cavs tomou o controle da partida ainda na primeira metade do quarto inicial e, liderado pelo armador Kyrie Irving, abriu dianteira de sete pontos. A diferença alcançaria dígitos duplos já no começo do segundo período, após série de cestas do reserva Daniel Gibson. No intervalo, o marcador anotava 50 a 39.
O time da casa não fez mais do que administrar a diferença a partir de então, contando com um oponente sem forças aparentes de reação do outro lado. No entanto, o Wizards ainda guardava uma última arrancada. No início do último período, os visitantes aproveitaram a entrada dos reservas adversários para emplacar uma improvável reviravolta e assumir a liderança com oito minutos para o fim do confronto.
Percebendo a situação ruim, Byron Scott retornou à quadra os três principais atletas do time na noite (Irving, Varejão e o calouro Dion Waiters). Coube ao trio, “ajudado” por enterradas do ala-pivô Tristan Thompson, recolocar o Cavs na ponta do placar. Novamente impondo forte ritmo defensivo – permitiram apenas quatro pontos nos últimos cinco minutos e meio –, o Cavaliers retomou a liderança e seguiu sem problemas rumo à primeira vitória na temporada.
Irving foi o cestinha da noite, com 29 pontos. Waiters saiu de quadra com 17 pontos, enquanto Varejão ficou a um ponto e uma assistência de um triplo-duplo. Pelo lado do Wizards, o ala-armador Jordan Crawford (11) e o pivô Emeka Okafor (dez) foram os principais anotadores.
Destaques
Washington
Jordan Crawford: 11 pontos e cinco assistências
Emeka Okafor: dez pontos, sete rebotes e quatro tocos
Cleveland
Kyrie Irving: 29 pontos e seis rebotes
Dion Waiters: 17 pontos e três roubos de bola
Anderson Varejão: nove pontos, 23 rebotes e nove assistências
Tristan Thompson: 12 pontos, dez rebotes e cinco assistências
Daniel Gibson: dez pontos