Após 15 temporadas na NBA, o astro Tracy McGrady está de malas prontas rumo ao basquete chinês. O ala-armador de 33 anos confirmou na noite desta terça-feira, por meio de uma carta postada em seu perfil no Facebook, que acertou contrato com o Qingdao Eagles – equipe da primeira divisão do país. Rumores dão conta que o vínculo vai ter duração de uma temporada.
“Entrando em um novo capítulo da minha carreira, eu estou empolgado em jogar pelo Qingdao. Já estive na China por várias vezes nos últimos anos e amo as pessoas de lá. Será uma honra atuar para eles”, declarou McGrady, que possui uma enorme base de fãs no país por conta da época em que jogou no Houston Rockets, ao lado do ídolo local Yao Ming.
Caso tenha realmente assinado por apenas um ano, o ala-armador estará liberado em março e poderia disputar a reta final da temporada regular da NBA. No entanto, a carta foi marcada por um tom de despedida do basquete norte-americano.
“Eu estou muito orgulhoso dos 15 anos em que joguei aqui. Foi um sonho ter entrado na liga quando fiz 18 anos. Coloquei meu coração e alma no esporte. A NBA foi minha universidade e aprendi muito. Essa gratidão que sinto é realmente imensurável”, admitiu McGrady.
Além de agradecer a liga como um todo, o astro também fez uma menção especial aos seus fãs. “Obrigado a cada um dos torcedores que me acompanharam e acreditaram em mim. Mesmo com as lesões e tudo o mais, eu não mudaria nada. Foi um sonho atuar para todos vocês, a cada noite, em cada ginásio”, finalizou.
Nono selecionado do draft de 1997, McGrady disputou 938 jogos no basquete profissional norte-americano por seis times diferentes. No período, acumulou sete convocações para o Jogo das Estrelas, duas indicações para o quinteto ideal da liga e o prêmio de jogador que mais evoluiu em 2001. Suas médias na carreira são de 19.6 pontos, 5.6 rebotes e 4.4 assistências.