O mês de julho foi uma grande decepção para Alonzo Gee. O agente livre restrito do Cleveland Cavaliers esperava conseguir um contrato de longa duração na reabertura do mercado para consolidar sua carreira na NBA. No entanto, sem receber proposta de nenhuma franquia, a tendência agora é que o ala aceite estender seu atual vínculo por mais um ano.
Segundo o empresário Andre Buck, o jogador está disposto a aceitar a oferta qualificatória de US$2.7 milhões para jogar mais uma temporada em Ohio. A grande vantagem deste tipo de acerto para Gee seria a chance de testar novamente o mercado em julho de 2013, como agente livre irrestrito. Especula-se que ele queira um contrato de cerca de US$4 milhões por ano.
Antes da reabertura do mercado, rumores davam conta que o Phoenix Suns ofereceria um vínculo de quatro temporadas para o ala. A proposta, porém, nunca veio. Acredita-se que o fator determinante para que o atleta não tenha sido procurado por outras equipes seja a condição de agente livre restrito, que permite à direção de Cleveland cobrir qualquer oferta para mantê-lo no elenco.
Gee, que finalizou sua terceira temporada na NBA, esteve presente em 63 partidas do Cavaliers na campanha 2011-12. No período, o ala de 25 anos manteve médias de 10.6 pontos, 5.1 rebotes, 1.3 roubo de bola e mais de 41% de aproveitamento nos arremessos de quadra.