O CSKA Moscou se movimentou rápido e já tem substituto para Andrei Kirilenko. O clube russo anunciou a contratação do ala Sonny Weems na manhã desta segunda-feira. Destaque do Zalgiris Kaunas (Lituânia) na última temporada europeia, o jogador acertou contrato de três temporadas com a equipe. Os valores envolvidos na negociação não foram revelados.
“Nossa rotação estava enfraquecida e acho que a chegada de Sonny é a melhor reposição possível. Ele foi um dos melhores alas do basquete europeu no último ano. Só temos boas referências dele”, afirmou o presidente do CSKA, Andrey Vatutin, por meio de nota oficial.
O novo treinador do time russo, o italiano Ettore Messina, também elogiou o reforço. “Com suas habilidades e excelente personalidade, Weems pode se tornar um dos líderes de nosso time nas próximas temporadas. Eu tenho certeza de que será uma grande adição”, avaliou o técnico.
Ex-atleta do Toronto Raptors, o ala foi jogar no basquete europeu em 2011 por conta do locaute. Cinco franquias da NBA (Knicks, Celtics, Cavaliers, Pistons e Clippers) estavam interessadas em repatriá-lo para a disputa da próxima temporada, mas as propostas financeiras não agradavam. Especula-se que ele receberá €1.5 milhão (quase US$2 milhões) por temporada na Rússia.
Weems, de 26 anos, foi o cestinha do Zalgiris Kaunas na campanha da Euroliga (15.5 pontos por jogo) e o segundo principal anotador do elenco na liga nacional (10.3 pontos). No início de abril, porém, rescindiu seu contrato com os lituanos por conta de uma séria contusão no tornozelo.