Em cinco temporadas com o Portland Trail Blazers, o ala-armador Brandon Roy (foto) atuou em 321 dos 410 jogos disputados pela equipe. Nesta temporada, ele ficou à disposição do Blazers em apenas 47 partidas. Com um histórico de lesões em seu currículo, Roy, de 26 anos, pode estar na berlinda.
Segundo o repórter John Canzano, do jornal The Oregonian, a direção da equipe está analisando algumas opções para que o Blazers volte a ser um dos postulantes ao título da NBA (há dez anos o time não vence uma série dos playoffs). Uma delas, com certeza a mais drástica, é pressionar Roy a se aposentar.
O jogador tem um contrato de quase 69 milhões de dólares válido pelos próximos quatro anos. Se Roy for forçado a se aposentar por razões médicas, o Blazers teria um alívio na folha salarial após um ano. Além disso, há grande possibilidade de que o novo Acordo de Negociações Coletivas (CBA) tenha uma cláusula que permita a um time se desfazer de um jogador, mas que o salário desse atleta não contasse contra o teto salarial da equipe. Nesse caso, o time continuaria pagando normalmente o salário do jogador.
Histórico de lesões de Roy
Em 2008, ele se submeteu a uma cirurgia para a retirada de uma peça de cartilagem que estava trazendo incômodo ao joelho esquerdo. Em abril de 2010, Roy passou por nova cirurgia após sofrer uma lesão no menisco do joelho direito. E finalmente, em novembro do ano passado, ele voltou a lesionar o joelho esquerdo.