O Sacramento Kings chegou a um acordo com o armador Aaron Brooks na tarde desta segunda-feira. O ex-atleta do Phoenix Suns vai assinar contrato de duas temporadas e receberá cerca de US$7 milhões no período. O segundo ano do vínculo é uma opção do jogador. Para que a negociação fosse finalizada, a equipe da California ainda anunciou a dispensa do pivô Hassan Whiteside.
Agente livre irrestrito, Brooks não fazia parte dos planos do Suns, que conta com Goran Dragic e o calouro Kendall Marshall como opções para a posição um. Na última temporada, o armador atuou no basquete chinês por conta do locaute e foi vice-campeão nacional pelo Guangdong Southern Tigers.
Especulava-se que Houston Rockets e Dallas Mavericks tinham interesse na contratação do jogador de 27 anos. No entanto, a negociação com ambos não evoluiu e abriu brecha para a investida de Sacramento, que tem uma grande lacuna na armação e gosta do armador desde os tempos do draft de 2007.
Brooks tem quatro temporadas de experiência na NBA e recebeu o prêmio de jogador que mais evoluiu na liga em 2010. Em 272 partidas disputadas no basquete profissional dos EUA, ele acumula médias de 12.5 pontos e 3.6 assistências.