Dois dos maiores nomes da NBA na história, Stephen Curry e LeBron James estão cada vez mais próximos da aposentadoria. Os dois, que se enfrentaram em quatro finais consecutivas na década passada, tentam lutar por mais uma chance de título na liga. Mas em 2025/26, eles vçao quebrar uma marca que dura mais de duas décadas.
Desde 2004, a NBA teve um ou outro nos times ideais da liga. Enquanto Stephen Curry será reavaliado daqui dez dias, James já não tem mais chances de entrar. Isso porque as regras mudaram nos últimos anos e é necessário ter 65 jogos para fazer parte dos prêmios.
LeBron James já estourou o limite e não disputa nenhum prêmio individual em 2025/26. Por outro lado, Curry não enfrentou o Boston Celtics na noite dessa quinta-feira (19). Ele teria chances de seguir, caso voltasse às quadras em breve, mas não é o caso.
De acordo com Shams Charania, da ESPN, o astro do Golden State Warriors tem uma lesão no joelho e não volta antes de dez dias.
Mudança de regras na NBA
Até 2022/23, a liga não tinha uma regra com o mínimo de jogos. Não havia um número determinado, enquanto os votantes dos prêmios consideravam quantas partidas os atletas faziam. Mas, mesmo assim, vários jogadores eram eleitos com menos embates.
Foi o que aconteceu com os mesmos LeBron James e Stephen Curry, em 2022/23. Enquanto LeBron fez 55 jogos, Curry atuou em 56. Eles foram eleitos para terceiro e segundo times ideais da NBA naquela campanha.
Leia mais
- NBA avalia mudança no All-Star de 2027
- “Anthony Edwards é o próximo rosto da NBA”, avisa analista
- Kevin Johnson revela como foi marcar Michael Jordan: “Igreja”
Caso a regra de 65 jogos valessem em anos anteriores, vários grandes astros perderiam os prêmios, como Scottie Pippen (1997/98), quando fez 44. O mesmo aconteceria com Rudy Gobert, quando foi eleito como o melhor defensor da liga, em 2018. Na ocasião, o francês fez 56 partidas.
Além de LeBron James, outros jogadores já estão fora dos prêmios da NBA em 2025/26. Entre eles, Giannis Antetokounmpo e Joel Embiid. Outros, como Nikola Jokic, Victor Wembanyama, Luka Doncic e Kawhi Leonard, correm sérios riscos de ficarem fora.
A NBA criou a regra de 65 jogos em 2023/24 por conta de jogadores que estavam sendo poupados em demasia. Mas, ao mesmo tempo, forçou atletas.
Joel Embiid, por exemplo, foi MVP de 2022/23 e liderava a Corrida para o prêmio no ano seguinte. Para tentar competir e chegar no número mínimo de partidas, ele voltou antes da hora. Como resultado, o pivô agravou a lesão no joelho e ficou fora de vez. Desde então, ele jamais atingiu o mínimo.
Enquanto isso, Stephen Curry corre contra o tempo para voltar às quadras e ajudar seu time na luta por playoffs. Afinal, ele ficou fora dos últimos seis jogos do Golden State Warriors e não atuou no All-Star Game no último domingo (15).
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

