Foram quase dois anos de uma jornada que, em certo momento, pareceu impossível de superar. Em que esteve em risco não só a carreira, mas a vida do atleta. Mas, por fim, Nikola Topic fez a sua estreia na NBA e atuou pelo Oklahoma City Thunder. O armador de 20 anos ficou em quadra por 12 minutos durante a derrota para o Milwaukee Bucks.
“Eu estou em êxtase por Nikola porque todos sabem como passou por adversidades em sua vida nos últimos dois anos. Foi muita coisa, mas ele é só um garoto que quer jogar basquete. E, nesses tempos, isso foi retirado dele diversas vezes. Vê-lo em quadra traz um sentimento muito bom para todos”, comemorou o técnico Mark Daigneault.
Nikola Topic foi selecionado pelo Thunder na 12a posição do draft de 2024, enquanto iniciava a recuperação de uma lesão ligamentar no joelho. Por isso, não jogou em sua primeira temporada. E, na última offseason, foi diagnosticado com um câncer testicular. Precisou passar por uma cirurgia e, em seguida, sessões de quimioterapia.
“Nikola enfrentou muitos obstáculos e, mais do que isso, trabalhou muito para chegar a esse momento. Estar em quadra hoje, em síntese, é um grande feito dele. É verdade, sim, que não fizemos o nosso melhor jogo. Mas esse é um daqueles momentos felizes para todos que estão acima de qualquer coisa na NBA”, ressaltou o treinador.
Leia mais sobre o Oklahoma City Thunder
- Atual campeão, Thunder fecha troca por jovem jogador do 76ers
- Anthony Edwards admite “gosto especial” em vencer Thunder
- Lu Dort protagoniza briga generalizada em vitória do Thunder
Nova jornada
Assim que entrou em quadra, no fim do primeiro quarto, Topic recebeu aplausos de pé da torcida. Foi um momento de comoção, mas não é o fim da jornada. Daigneault sabe que os fãs querem vê-lo em quadra. No entanto, agora, começa uma nova jornada. Ele admite que o jogador ainda está muito longe da forma física e técnica ideal.
“Nikola ainda está começando a retomar a sua melhor forma. Então, essa foi a chance de vê-lo com a equipe em um jogo com expectativas bem baixas. Ninguém esperava uma grande atuação. Só estamos contentes que ele entrou em quadra e está conosco. Certamente, essa é a coisa mais importante”, garantiu o jovem técnico.
Daigneault ainda ressalta um ponto que muitos esquecem: o impacto do tratamento de câncer sobre o corpo. “O que a quimioterapia faz com o nosso físico é bem agressivo. É incrível pensar, então, o que Nikola passou desse ponto de vista. Por isso, entendemos que o seu retorno à forma vai ser diferente de qualquer outro”, projetou.
Luta pela vida
É difícil achar alguém não só no Thunder, mas na NBA inteira que passou pela mesma experiência de Nikola Topic. Chet Holmgren, a princípio, passou por parte disso. Ele teve uma lesão grave no joelho que limitou o início de sua carreira na liga. Mas entende que a dimensão do “desafio” do colega é muito diferente. Impensável, de certa forma.
“Eu nunca vou tentar vir aqui e dizer que entendo tudo o que ele enfrentou nos últimos tempos. Eu vivi lesões e, por isso, tive que lutar pela minha carreira. Mas uma pessoa em tratamento de câncer está lutando pela sua vida. Não consigo nem começar a falar algo sobre isso, pois é impensável para mim”
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Divulgação / Thunder

