Em uma troca que surpreendeu a NBA, o astro James Harden deixou o Los Angeles Clippers e foi para o Cleveland Cavaliers. Nessa terça-feira (3), os times fecharam a negociação, que também envolveu a ida de Darius Garland e uma escolha de segunda rodada para o time da Califórnia.
Poucas horas depois da troca, James Harden falou com a jornalista Ramona Shelburne, da ESPN. Na entrevista, o veterano negou ter pedido para ser negociado. De acordo com o armador, o fim da parceria com o Clippers foi pacífico. Mas deu a entender que as coisas não deram certo, em quadra. Em dois anos e meio na equipe, Harden caiu duas vezes na primeira rodada dos playoffs da NBA.
“Não teve nada disso (pedido de troca). Na vida, e não só no basquete, quando as coisas não dão certo, existem maneiras de terminar relacionamentos sem precisar se machucar. Ok, talvez a gente simplesmente não veja um futuro juntos. Talvez a gente simplesmente tenha se distanciado, seja qual for o caso. Sinto que em outras situações não foi assim”.
“E é por isso que eu respeito Steve Ballmer (dono do Clippers), Lawrence Frank (presidente) e o Tyronn Lue (técnico). Afinal, eles não me colocaram em uma posição desconfortável como todo mundo tentou fazer parecer. Não queria ter a sensação de que estava atrapalhando o futuro do time. Aliás, queria que o Clippers tivesse a chance de se reconstruir e conseguir boas escolhas no Draft”, contou o astro de 36 anos.
Além disso, James Harden agradeceu ao Clippers pela oportunidade de jogar em sua cidade natal, e que ainda busca o seu primeiro título na NBA. Agora, ele está focado em ser campeão pelo Cavaliers, o seu sexto time na carreira.
Leia mais!
- Clippers acerta troca de James Harden para o Cavaliers
- Central de troca da NBA: veja a trade deadline 2026
- Boletim de rumores e trocas da NBA (03/02/2026)
“Tivemos dois anos e meio incríveis. Não alcançamos os objetivos que queríamos, mas acho que construímos ótimas lembranças. Também tivemos grandes vitórias e momentos divertidos. No fim das contas, a NBA é um negócio. Acho que ambos os lados conseguiram o que queriam. O Clippers está em uma ótima posição e feliz”.
“E eu estou empolgado com Cleveland. Ainda estou em busca do meu primeiro título, e farei o que for preciso para vencer. Vejo uma oportunidade de vencer no Leste. O Cavs tem um time muito bom e uma ótima comissão técnica. Como especialista em basquete, acho que tenho uma chance melhor em Cleveland”, concluiu o armador.
Em 2025/26, Harden fez 44 jogos pelo Clippers. Suas médias foram de 25,4 pontos, 8,1 assistências e 4,8 rebotes. Além disso, ele acertou quase 35% das bolas de três. Em Cleveland, o veterano terá a missão de liderar o ataque ao lado de Donovan Mitchell. Hoje, o Cavs é o quinto colocado do Leste.
James Harden tem direito a US$39,2 milhões em salários na atual campanha. Mas para 2026/27, o astro pode abrir mão da opção de US$42,3 milhões e, assim, testar o mercado;.No entanto, o armador deverá fechar uma extensão de contrato com o Cavaliers.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

